De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde, o governo está reivindicando mais doses de vacinas ao Ministério da Saúde, a fim de ter uma distribuição de imunizantes iguais a de outros estados. Ainda conforme a assessoria, ocorre um grande desequilíbrio na distribuição de vacinas no país.
No total, o Paraná recebeu até agora 538.900 doses. A última remessa de vacina recebida pelo estado aconteceu no início deste mês.
O governo paranaense comunicou que enviou uma nota ao Ministério da Saúde, pedindo uma reavaliação no número de doses enviadas. Foi indagado "por qual um dos critério era o número de trabalhadores da saúde?". Haja vista que o estado tem apenas um hospital federal, desta forma, ficando em desvantagem em relação aos outros estados que têm um número populacional semelhante.
Entretanto, quase um mês após o início das distribuições das vacinas, os critério para distribuição ainda não foram esclarecidos.
Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, o critério que está sendo levado em consideração para a distribuição dos imunizantes é a "taxa de risco". Por conta disto, Roraima e o Amazonas foram os estados que mais receberam vacinas.
O Paraná ocupa a 21ª posição no ranking de recebimento de imunizantes.
Com informações; DC Mais.