O motorista de 30 anos que dirigia o caminhão-contêiner que tombou em cima de uma van com atletas de remo de Pelotas (RS), matando nove pessoas, afirmou nesta terça-feira (22), em depoimento à Polícia Civil do Paraná (PC-PR), que o veículo havia passado por duas manutenções pouco antes do acidente por apresentar problemas no câmbio. Ele disse ainda que tirou a carteira de habilitação "E" em março deste ano e que esta seria sua primeira viagem.
-LEIA MAIS: Único sobrevivente de tragédia em Guaratuba fala sobre acidente
A informação foi divulgada, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (22), pelo delegado Edgar Santana, da Polícia Civil. Segundo ele, o motorista contou que saiu de Santos (SP) com destino a Argentina, transportando peças de veículos.
Ainda no sábado (19), o caminhão teria apresentado os primeiros problemas mecânicos. Ele parou na rodovia e um guincho da concessionária o levou para um posto de combustíveis de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. No local, um mecânico teria feito o conserto.
Assim que retornou à rodovia, os mesmos problemas no câmbio teriam reaparecido. Ele teria sido levado de guincho novamente para o mesmo local, onde o mesmo mecânico teria consertado novamente o caminhão.
No domingo (20), ao seguir viagem, o problema teria reaparecido na serra. "Ele (motorista) tentava engatar as marchas e elas não entravam", disse o delegado, reproduzindo o depoimento do motorista.
A partir daí, segundo afirmou o condutor no depoimento, ele perdeu o controle do caminhão, que ganhou velocidade e atingiu a van.
O dono do veículo também já prestou depoimento e o mecânico ainda será ouvido. "Precisamos aguardar o laudo pericial do veículo para confirmar o problema mecânico", pondera o delegado.
Segundo ele, o motorista deve responder por homicídio culposo. Nove pessoas morreram no acidente, sete atletas de uma equipe de remo, além do coordenador do time e o motorista da van. Os corpos chegaram a Pelotas no final da tarde desta terça-feira (22), quando deve começar o velório.