Paraná está sob alerta climático; temperaturas devem cair de 3°C a 5°C

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 12/07/2024
É necessário ter alguns cuidados, pois o declínio pode ser prejudicial à saúde

Os municípios paranaenses estão sob alerta amarelo de queda brusca nas temperaturas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão aponta que os termômetros registrarão valores baixos neste fim de semana, podendo variar em uma queda de 3ºC a 5°C. O alerta tem validade até as 09h de domingo (14). 

Segundo o Inmet, é necessário ter alguns cuidados, pois o declínio pode ser prejudicial à saúde. 

- LEIA MAIS: Santa Catarina registra geada e sensação térmica chega a -26,9°C

Confira as regiões paranaenses que podem sofrer variação nos termômetros: norte pioneiro, Região Metropolitana de Curitiba, centro ocidental paranaense, noroeste paranaense, norte central paranaense, sudoeste paranaense, oeste paranaense, sudeste paranaense, centro oriental paranaense, centro-sul paranaense.

Fim de semana frio e chuvoso

Além da queda nas temperaturas, alguns municípios paranaenses podem registrar chuva. Pelo menos, é o que indica o meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) Lizandro Jacóbsen, que aponta que há maior previsão de instabilidade para a metade sul paranaense. 

"No extremo norte, entre o norte novo, norte e norte pioneiro, dificilmente ainda ocorre chuva, tanto hoje [sexta-feira] como nos próximos dias. Assim, continua com muita nebulosidade, tempo mais abafado e temperaturas até relativamente mais altas, passando dos 20ºC nos termômetros durante o período da tarde", complementa.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

Em contrapartida, no centro e no sul do estado a chuva se estende pelo final de semana, não permitindo muitas elevações nas temperaturas, explica.

"Com o tempo bastante instável, o acumulado de chuva continua muito expressivo e o prognóstico se mantém de passar dos 100 milímetros no total do somatório desses últimos dias; entre quinta, sexta, sábado e domingo, é bem possível que tenhamos a média climatológica do mês atingida em várias cidades do Estado", ressalta Jacóbsen.

Veja:

tnonline