O boletim da semana soma 1.280 confirmações para a doença desde agosto do ano passado, quando começou o monitoramento. Em comparação ao total de casos confirmados no último informe (de 04/06) a diferença é de 104 casos, mas são confirmações de amostras coletadas em períodos anteriores, que estavam em processamento e, desta forma, não são considerados casos novos. Na divulgação de sexta-feira (19), em novo informe epidemiológico da doença, não teve registros de novos casos nos últimos 49 dias.
“São necessários mais 45 dias sem registros de novos casos para que o Paraná saia da situação de surto do sarampo”, explicou o secretário Estadual da Saúde, Beto Preto.
“Neste momento ainda temos a circulação do vírus que transmite a doença. Por isso o alerta é sobre a importância de estar protegido; estamos nos últimos dias de campanha nacional de imunização e vacina é a única forma segura de prevenção”, complementou o secretário.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo segue até o dia 30 de junho, direcionada para o público de 20 a 49 anos de idade. A população-alvo deve estar atenta em relação às ações de vacinação programadas pelos municípios.
“Desde o início desta etapa da campanha, em março, abastecemos todas as cidades com as doses da vacina e, neste momento de pandemia, a recomendação da Sesa é para que as secretarias municipais promovam ações de vacinação fora das unidades de saúde, em locais mais amplos, evitando as filas e aglomerações”, informou a chefe da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Sesa, Vera Rita da Maia.