A Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) realizou 810 atendimentos a usuários dos serviços regulados em 2023, o que representou um aumento de 80% em comparação com 2022 (448 registros). Os dados constam no Relatório da Ouvidoria da Agepar, disponível para consulta no site da Agência.
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Cerca de 91,8% envolveram questionamentos sobre os serviços regulados pela Agepar (gás, água, esgoto, travessia da Ilha do Mel e transporte intermunicipal). As demais manifestações trataram-se de pedidos de acesso a informação, sugestões e elogios.
“O aumento significativo é resultado do trabalho de qualidade desenvolvido pela Agência, cada vez mais conhecido e reconhecido pela população, em especial os usuários dos serviços regulados”, diz Hernani Paulo Bergossi, ouvidor da Agepar. “A Agência está mais em evidência, se posicionando como uma aliada dos cidadãos no que se refere à resolução de problemas”.
Ele também afirma que todas as demandas da população que chegaram à Ouvidoria da Agepar ao longo de 2023 foram analisadas de acordo com os princípios da assertividade, tempestividade e compreensão. "Quando considerado pertinente, outros encaminhamentos e providências foram tomados, com o objetivo de solucionar as ponderações dos usuários com agilidade e integralidade”, ressalta.
O Relatório da Ouvidoria 2023 está disponível na íntegra no site da Agepar. Neste mesmo link, os usuários dos serviços regulados pela Agência podem acessar o formulário para contato com a Ouvidoria, no qual podem apresentar reclamações, dúvidas, sugestões, entre outras manifestações.
“Por meio da Ouvidoria, a Agepar oportuniza meios para participação da sociedade no exercício de seus direitos e na atuação do controle social, buscando a simplificação nos conflitos, com segurança, transparência, cortesia, generosidade e integridade”, lembra Bergossi.
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A Ouvidoria também pode ser acionada pelo telefone 0800 664 2013. Independente qual seja o meio escolhido pelo usuário, cabe ressaltar que todos os dados e informações prestados durante contato com a Ouvidoria estão protegidos, de acordo com o princípio da confidencialidade e com respaldo legal pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).