A Polícia Civil do Paraná realiza na manhã desta terça-feira (29), uma operação que investiga desvios de verbas destinadas à saúde. Os investigadores cumprem 29 ordens judiciais em Curitiba, região metropolitana e Londrina, no norte do Paraná.
Segundo a polícia, são 11 mandados de prisão e 19 de busca e apreensão. A operação batizada de "Raio-X" é fruto de uma investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco-SP) e cumpre, no país todo, quase 300 ordens judiciais.
Conforme as investigações que começaram há dois anos, uma associação criminosa desviou milhões de reais por meio de contratos de gestão na área da saúde de organizações sociais com vários municípios de São Paulo. O esquema, envolvem agentes públicos de várias cidades, empresários e profissionais liberais.
De acordo com o delegado Alan Flore, da Divisão Estadual de Combate à Corrupção, três dos mandados foram cumpridos em Londrina, com duas prisões e uma ordem de busca cumprida na região.
Em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a polícia apreendeu mais de R$ 24 mil em espécie com um dos alvos, além de comprovantes de transações bancárias.