Tribuna do Norte Online

Ônibus irregular que ia de SC a Alagoas é pego pela PRF no Paraná

Autor: Da Redação,
sábado, 29/03/2025
O veículo, que partiu de Rio do Sul (SC) com destino a Alagoas, foi abordado durante uma fiscalização com foco no tempo de descanso do motoristas. O veículo, que partiu de Rio do Sul (SC) com destino a Alagoas, foi abordado durante uma fiscalização com foco no tempo de descanso do motoristas.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou, nesta sexta-feira (28), um ônibus transportando 17 passageiros de forma clandestina na BR-116, em Campina Grande do Sul. O veículo, que partiu de Rio do Sul (SC) com destino a Alagoas, foi abordado durante uma fiscalização com foco no tempo de descanso do motoristas.

📰 LEIA MAIS: Sorveteria destruída por enxurrada foi inaugurada há uma semana

Anotado em uma folha de caderno, o motorista controlava os itinerários e controlava os pagamentos. Segundo a anotação precária, ela trazia as seguintes cidades de embarque: Em Santa Catarina, Rio do Sul, Ituporanga, Pomerode, Antônio Carlos, Itapema, Navegantes e Curitiba, no Paraná. E como destinos, no interior de Alagoas, passando por Geremuabo (BA), Palestina (AL) e demais cidades do interior.

📲 Clique aqui e receba as notícias do TNOnline no nosso grupo do WhatsApp

Durante a abordagem, os policiais constataram que o veículo apresentava diversas irregularidades, incluindo pára-brisas trincado, pneus em mau estado de conservação e tacógrafo inoperante, impedindo a comprovação dos períodos de descanso do condutor. O motorista também não possuía autorização da ANTT para transporte interestadual de passageiros, dirigia usando calçado inadequado (chinelo) e diversas poltronas estavam com o cinto de segurança inoperante.

Lista de infrações

Conduzir veículo utilizando calçado que não se firme nos pés

⁠Efetuar o transporte remunerado de pessoas quando não for licenciado para esse fim

Falta de curso de transporte de passageiros

Alteração de característica (aumento da quantidade de lugares)

Lentes das lanternas quebradas

Faixa refletiva em mau estado

Placa sem visibilidade e legibilidade

Tacógrafo inoperante ou sem disco

Limpador e lavador de para-brisas inoperantes

Extintor de incêndio vencido

Para-brisa trincado

Ausência de martelos de segurança para emergências

Ausência de simbologia de saída de emergência

Película escura irregular

Pneus traseiros em mau estado de conservação

Os passageiros, que disseram que pagaram cerca de R$ 600 pela viagem, foram remanejados para outro veículo, providenciado pela empresa responsável pelo transporte clandestino, com todas as autorizações necessárias para a viagem e com novo motorista, ja que o atual, teve que cumprir 11 horas de descanso.

O ônibus foi removido ao pátio para a regularização do tacógrafo, que não foi sanada no prazo oferecido pela PRF em fiscalização anterior, ou seja, ele continuava a circular com o equipamento inoperante, impossibilitando a comprovação dos descansos do motorista, além das infrações constatadas durante a fiscalização. O ônibus só poderá ser retirado do pátio após sua regularização total.