Algumas regiões do país estão sob alerta, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso porque a onda de calor que atua sobre parte do Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso fará com que as temperaturas fiquem extremas durante os próximos dias.
Conforme o Inmet, os valores podem ficar 5°C acima da média por um período de 3 a 5 dias.
Devido a isso, alguns municípios do estado paranaense podem registrar temperaturas acima dos 30°C facilmente. Querência do Norte, por exemplo, pode obter uma máxima que ultrapasse os 38°C no feriado do Dia do Trabalhador.
- LEIA MAIS: Brasil deve ser atingido por anticiclone até maio, diz Inmet
Para Loanda e Umuarama, a máxima prevista é de 37°C; para Maringá, Cianorte e Jacarezinho, 36°C; e para Londrina, 35°C.
O calor intenso oferece riscos à saúde e, devido a isso, a Secretaria de Estado da Sáude (Sesa) divulgou recomendações de como se cuidar durante esse período. Confira:
Evite ficar no sol, principalmente das 10 às 16 horas;
Use sempre protetor solar, independentemente do horário;
Beba água. Caso tenha dificuldade em ingerir água pura, incluir rodelas de limão, laranja ou hortelã, pode ser um incentivo; utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água;
Consuma alimentos in natura, evitando os ultraprocessados. Frutas, verduras, legumes, arroz e feijão em geral têm alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, que são ricos em sódio, aditivos e escassos em água.tome banhos gelados;
Use ventiladores;
Evite exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes.