Onça-pintada 'rouba' filhote de capivara no PR: "A mãe correndo atrás"

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 24/01/2024
O caso aconteceu em um refúgio biológico mantido pela Itaipu

Um vídeo feito por um turista no Refúgio Biológico Bela Vista, em Foz do Iguaçu, circula nas redes sociais e chama atenção dos internautas desde a tarde de segunda-feira (22). O flagrante registrado no oeste do Paraná mostra quando uma onça-pintada passa rapidamente por um grupo de capivaras enquanto carrega um filhote de capivara na boca.

Nas imagens também é possível ver o momento em que uma das capivaras se separa das demais e começa a tentar alcançar a onça, mas ela foge com a presa para dentro da mata. "Que dó, tadinha a mãe correndo atrás, que dó, olha lá, coitada, desesperada", diz uma das pessoas ao ver a cena. Veja abaixo.

- LEIA MAIS: Fotógrafo do PR é surpreendido por filhotes de onça brincando; assista

O refúgio onde a cena foi registrada é mantido pela Usina de Itaipu e tem visitação aberta ao público. Após o vídeo viralizar nas redes sociais, a Itaipu garantiu que o passeio é seguro, feito de carro e com acompanhamento de profissionais. O posicionamento foi necessário depois de uma avalanche de comentários, que mostram a divisão de opinião dos internautas.

"Aí Jesus! Que dó! Tristeza para a mãezinha que ficou sem seu filhotinho", disse uma internauta. Na sequência dos comentários, uma pessoa questiona: "Você vai participar de um passeio em um refúgio biológico referência em conservação de espécies, onde os animais podem circular livremente em seu habitat, e acha ruim ver a natureza seguindo o seu curso natural? Por favor".

Assista:   
tnonline
 

Passeio é seguro

O Refúgio Biológico Bela Vista foi criado em 1984 para abrigar animais resgatados da área alagada para a formação do reservatório da hidrelétrica de Itaipu. O local é uma das únicas reservas do sul do país referência na reprodução em cativeiro, de animais como a harpia, a anta e o veado-bororó.

Conforme a assessoria, o passeio é seguro e dividido em duas etapas. Na primeira parte, o trajeto é feito em um carro especial com o acompanhamento de um guia. Neste trecho, não é possível descer do veículo, mas os visitantes podem observar a Barreira de Controle da Área de Segurança Binacional de Itaipu, além das torres de transmissão da usina e áreas de mata reflorestada, como o local onde as capivaras e a onça-pintada foram vistas.

O passeio em que o vídeo foi feito estava sendo guiado pela monitora Juliana Casteli. Nas redes sociais, ela contou detalhes da aparição dos animais. "Paramos para observar um jacaré em um córrego ao lado. Próximo ao jacaré estavam as capivaras [que aparecem no vídeo]. Paramos para observá-las também [tudo de dentro do transporte]. Quando pensamos em seguir, surgiu a onça-parda e pegou o filhote da capivara", contou a guia

"E sim, para nós e para a mamãe da capivara é bem triste, mas essa é a realidade. Se a onça não se alimentar, ela morre de fome. A natureza funciona dessa forma", completou a profissional.

Após o passeio de carro, a segunda parte de visitação percorre uma trilha, à pé, onde os visitantes participam de uma atividade de plantio de uma árvore nativa e na sequência conhecem o portinho do Refúgio às margens do Lago de Itaipu, além de conhecer o recinto que conta com diversos animais.

Como visitar?

Os ingressos para visitar o refúgio custam R$ 21 a meia entrada e R$ 42 a inteira. Moradores dos municípios da região binacional e lindeiros ao Lago de Itaipu têm isenção de ingressos para conhecer o atrativo.

O passeio tem duração de cerca de 2h30 e ocorre todos os dias da semana, exceto terças-feiras. As vagas e horários são limitados. Nestes casos, é preciso realizar agendamento. Os visitantes podem comprar os ingressos pela internet (clique aqui).

Fonte: informações g1.