As obras de contenção no quilômetro 42 na BR-277, no litoral do Paraná, começam nesta segunda-feira (5). De acordo com o órgão responsável pela manutenção, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as ações só ocorrem se houver condição climática favorável.
Conforme o departamento, aproximadamente trinta toneladas de pedras desmoronaram sobre a rodovia em outubro e isso fez com que parte dela fosse interditada. Por conta do acidente, as faixas no sentido litoral precisaram ser totalmente bloqueadas.
Um mês após a queda, o DNIT selecionou a empresa que deve fazer as obras de contenção na BR-277. O órgão federal decretou que a situação é uma emergência e, por isso, foi permitida dispensa de licitação para contratar a empresa.
Leia também: Apucarana notifica DNIT para reparos em trechos urbanos de rodovias
O valor da obra está estimado em R$ 1,6 milhão. De acordo com o DNIT, será instalada uma tela metálica, fixada com pregos.
O secretário de Infraestrutura do Paraná, Fernando Furiatti, explicou que, em um primeiro momento, apenas o ponto onde houve o desmoronamento será contido. Porém, o DNIT vai monitorar outros pontos para avaliar se há risco em outros trechos.
Na última quarta-feira (30) o DNIT e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) optaram por liberar parcialmente o trecho. Os veículos foram autorizados a trafegar em pista simples. do km 39,5 ao km 42 nos dois sentidos, tanto de quem segue de Curitiba-Paranaguá ou Paranaguá-Curitiba.
Com informações do G1.