Morre o escritor paranaense Dalton Trevisan aos 99 anos em Curitiba

Autor: Da Redação,
terça-feira, 10/12/2024
A causa da morte não foi informada

O escritor Dalton Trevisan, conhecido como "O Vampiro de Curitiba", morreu nesta segunda-feira (9), aos 99 anos, na capital paranaense. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná em um comunicado e também pela família em uma publicação de rede social. A causa da morte não foi informada.

📰 LEIA MAIS: Mãe de Isis desabafa após ver vigilante pela primeira vez: "Psicopata"

"Todo vampiro é imortal. Ou, ao menos, seu legado é. Dalton Trevisan faleceu hoje, 09 de dezembro de 2024, aos 99 anos", informou a publicação, em referência ao seu apelido e célebre livro de contos "O Vampiro de Curitiba", de 1965.

O velório será aberto ao público, atendendo a um desejo do escritor. Não havia confirmação do local e de horário até a última atualização desta reportagem.

Nascido em Curitiba, em 14 de junho de 1925, Dalton Trevisan começou a carreira literária com a novela "Sonata ao Luar" e ganhou destaque nacional com "Novelas nada exemplares". Sua obra é conhecida por retratar o cotidiano de forma concisa e popular, explorando as tramas psicológicas e os costumes urbanos.

Trevisan recebeu vários prêmios importantes, incluindo o Jabuti e o Camões — os mais importantes para autores em língua portuguesa. No comunicado oficial do prêmio Camões, a organização divulgou que não havia conseguido contato com Dalton Trevisan para avisá-lo da homenagem.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

Com informações do g1-PR