Morador do PR chega aos 113 anos e revela segredo: "Nunca se casar"

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 31/08/2023
Selvino Jesus de Oliveira

Um morador da cidade de Santa Izabel do Oeste, no sudoeste do Paraná, completou 113 anos no mês de julho e revelou que o segredo para a longevidade é "nunca se casar". Selvino Jesus de Oliveira nasceu no ano de 1910 e vive na Comunidade Anta Gorda.

Conforme informações do portal OBemdito, o idoso enfrenta dificuldades auditivas e de fala devido à idade avançada. Os familiares relataram, no entanto, que quando ainda era capaz de se expressar, Selvino brincava que o segredo para uma vida longa era não se casar. Conforme o idoso, foi assim que ele alcançou as 113 velinhas apagadas.

- LEIA MAIS: Homem completa 120 anos e recebe bênção do Papa Francisco

Izolete Banfi, prima de Selvino, conta que o cartório onde o idoso foi registrado pegou fogo. "Ele veio de Mangueirinha. O registro de nascimento se deteriorou ao longo dos anos e o cartório onde foi registrado foi destruído por um incêndio. No entanto, ele ainda possui sua carteira de trabalho e CPF, que confirmam sua data de nascimento”, relata a prima.

“Há cinco anos ele se movimentava por toda parte, desaparecia se o deixássemos solto, mas fomos restringindo isso devido à idade. No passado passou a vida inteira trabalhando com as mãos confeccionando cestas”, explica Vanilde Banfi, outra familiar. Agora, a rotina do idoso é limitada ao quarto e sala. 

Mesmo com a idade avançada, Selvino não abre mão de certos "luxos". Com uma culinária caseira e fresca, ele  conta com banha de porco, carne, polenta, mandioca e feijão na dieta. A cuia de chimarrão diária é indispensável para o idoso, que é um entusiasta da bocha. 

Selvino não teve filhos e foi criado por sua avó. Quando chegou a Santa Izabel do Oeste há meio século, veio com problemas de saúde, incluindo bronquite e foi a família Banfi que cuidou dele. Há dois meses ele sofreu um acidente que resultou em uma clavícula quebrada, mas está recebendo um cuidado atencioso e especial.