Inmet emite alerta de 'grande perigo' para onda de calor no PR; veja

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 22/08/2024
O alerta vermelho é o mais alto de uma escala de três

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta vermelho de "grande perigo" devido ao calor intenso, que até sexta-feira (23), vai atingir regiões Centro-Oeste, do Sul e do Sudeste do Brasil. No total, o fenômeno afeta 1.503 municípios nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Rondônia, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

O alerta vermelho é o mais alto de uma escala de três. De acordo com informações do Inmet, o fenômeno tem previsão de durar até às 12 horas de sexta. Nas áreas afetadas, a temperatura estará cinco graus mais elevada do que a média durante período de mais de cinco dias.

📰 LEIA MAIS: Dia quente? Confira como fica o clima para esta quinta-feira (22)

Outro alerta emitido pelo Instituto vale apenas para esta quinta-feira (22), entre 11 e 19 horas, e diz respeito à baixa umidade do ar numa extensa área que abrange trechos de 13 Estados, além do Distrito Federal. Segundo o instituto, há "perigo potencial" porque a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30% nesse trecho do País, durante essas oito horas.

O Inmet recomenda beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

Embora os próximos dias sejam marcados por calor intenso, uma onda de frio está prevista para o Paraná a partir do sábado (24), segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Após dias com temperaturas altas, o sábado será marcado por chuva e mínimas de 8ºC. Veja a previsão do tempo do Climatempo dos próximos dias para Apucarana: