O Hospital de Reabilitação de Curitiba, uma das unidades próprias do Governo do Estado, realiza neste sábado (25) mais um mutirão de cirurgias para a colocação de próteses no quadril e no joelho. Oito pacientes passarão pelos procedimentos, sendo cinco de Artroplastia Total de Quadril (ATQ) e três de Artroplastia Total de Joelho (ATJ). O objetivo do mutirão é reduzir a fila de espera dos procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Alguns dos pacientes desta ação, para as cirurgias de joelho e quadril, estão aguardando na fila de espera desde 2020. O mutirão de cirurgias, em regime de caráter especial, envolve uma equipe de dezessete profissionais altamente especializados, entre eles, cirurgiões, anestesistas, técnicos de enfermagem, enfermeiro, instrumentadores e auxiliares de serviços gerais. As cirurgias de quadril são as mais complexas e prolongadas, podendo chegar a quatro horas para a finalização do procedimento.
LEIA MAIS: DER/PR testa uso de tachas bidirecionais com LED em rodovia estadual
“Os procedimentos são resultados dos investimentos que a unidade hospitalar recebeu nos últimos anos. A ortopedia é uma das áreas mais reprimidas durante a pandemia e agora estamos agilizando essas demandas de pacientes que necessitam desse tipo de procedimento”, disse o secretário de Estado de Saúde, Beto Preto.
As cirurgias devem começar logo no início da manhã e se estenderão por todo o dia. No último sábado (11), uma ação semelhante foi sido realizada na mesma unidade, reunindo uma equipe médica para cirurgias nas especialidades de ortopedia de mão, joelho, pé, ombro e quadril. Na ocasião foram concretizados 11 procedimentos.
Desde o início do ano a unidade ganha força e vem aumentando o número de procedimentos feitos por especialistas. Em janeiro foram 291 cirurgias, em fevereiro, 292, em março, 331, em abril, 381, e já são 258 no decorrer deste mês.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
O Centro de Reabilitação do Paraná - Ana Carolina Moura Xavier faz parte do Complexo Hospitalar do Trabalhador, que foi constituído em 2019. O conglomerado pertence à Sesa e incorpora, além do Reabilitação, as unidades do Hospital do Trabalhador, Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal (Caif), o Centro Regional de Especialidades (CRE Kennedy), o Hospital Regional da Lapa São Sebastião e o Centro Regional de Atenção Integrado ao Deficiente (Craid).