Governo do Estado lança Programa de Educação Previdenciária

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 09/10/2023
O evento de lançamento contou com a presença do vice-governador Darci Piana

A Paranaprevidência lançou oficialmente nesta segunda-feira (9) o Programa de Educação Previdenciária do Estado do Paraná, que visa disseminar informações importantes sobre previdência, promovendo o planejamento familiar para o período pré e pós-aposentadoria. O evento de lançamento contou com a presença do vice-governador Darci Piana.

-LEIA MAIS: Ministros conhecem agroindústrias do MST em Arapongas

Algumas das ações previstas no programa incluem o incentivo ao uso do aplicativo da Paranaprevidência para aposentados e pensionistas, oferecendo facilidades para recadastramento e acesso a informações financeiras e de benefícios. Também estão planejados treinamentos para os beneficiários por meio de parcerias com os Núcleos Regionais de Educação, Batalhões da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, garantindo que a informação alcance todo o Estado.

Além disso, o programa aborda a qualidade de vida dos aposentados, incentivando a socialização, a manutenção da saúde física e mental, além de outros aspectos que contribuem para o bem-estar dessa parcela da população.

“Quando assumimos o Governo do Paraná, sabíamos que tínhamos um desafio e um compromisso sério com quem cuidou tanto do nosso Estado atuando como servidor público. Fomos um dos primeiros estados a fazer a reforma da Previdência, em 2019, com o intuito de equalizar o déficit previdenciário e garantir a tranquilidade dos aposentados e pensionistas. Hoje já colhemos frutos sendo referência para o Brasil e, acima de tudo, respeitando aqueles que ajudaram a construir a nossa história”, disse Piana.

Segundo o diretor-presidente da Paranaprevidência, Felipe Vidigal, o programa atende as exigências previstas pelo programa Pró-Gestão, do Ministério da Previdência. “Hoje o Paraná busca alcançar o nível III do programa do governo federal, e isso é de extrema importância para o Estado, pois após 16 anos conquistamos o Certificado de Regularidade Previdenciária, o que garante acesso a transferências voluntárias e empréstimos do governo federal”, afirmou.  

O Governo do Paraná tem 105 mil servidores aposentados e mais 29 mil pensionistas. “Este programa é um marco importante e reforça o cuidado e atenção aos servidores públicos, mesmo após sua aposentadoria. A educação previdenciária fala também sobre qualidade de vida, a garantia da saúde física e mental, que são fundamentais para garantir que os servidores aposentados desfrutem plenamente dessa nova fase de suas vidas”, disse a diretora-geral da Secretaria da Administração e da Previdência, Luiza Cabel Corteletti.

Durante o lançamento do programa, alguns servidores aposentados foram homenageados pelo tempo de dedicação ao serviço público. Foi o caso da professora aposentada Celia Regina de Assis, que atuou por 37 anos como servidora estadual, pouco mais de 13 mil dias. “Eu fui uma apaixonada pela minha profissão e hoje, aposentada, tenho muita segurança. Fiquei feliz pelo reconhecimento, pois foi uma vida dedicada à educação pública”, afirmou.

Todas as informações e orientações para acessar o programa de Educação Previdenciária estão disponíveis no site criado para o projeto. Clique AQUI para acessar.

MANUAL – Também foi apresentado o “Manual do Novo Aposentado”, documento criado para orientar os servidores estaduais recém-aposentados sobre os canais de atendimento da Paranaprevidência, além de dicas importantes sobre qualidade de vida. O material está disponível para download neste link.

PRESENÇAS – Também participaram do evento os diretores da Paranaprevidência Jefferson Zaneti (Jurídico), Gustavo Cimbalista de Alencar (Finanças e Patrimônio), João Carlos Rocha Almeida (Previdência) e Daniel Berno (Administração); a Ouvidora da Instituição, Enoy Cantelmo; o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona; a superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado, Keli Guimarães; e os deputados estaduais Cloara Pinheiro e Anibelli Neto.