Governador do Paraná afirma que não irá rever decreto de lockdown parcial

Autor: Da Redação,
terça-feira, 07/07/2020
Governador do Paraná afirma que não irá rever decreto de lockdown parcial

Nesta terça-feira (7), deputados estaduais de regiões afetadas pelos efeitos do Decreto Estadual n.º 4942/2020, que determinou o fechamento das atividades consideradas não essenciais em sete Regionais de Saúde do Estado do Paraná, reuniram-se com o Governador do Paraná, Ratinho Júnior, buscando a flexibilização do decreto.

No entanto, Ratinho Júnior afirmou que não pretende flexibilizar os efeitos do decreto neste momento, tendo em vista que a Secretaria de Estado da Saúde se baseou em critérios técnicos para o fechamento das atividades nas localidades previstas no mesmo.

De acordo, com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), daqui a duas semanas o Brasil poderá ter mais de 1.640 mortes diárias por Covid-19, conforme modelo matemático baseado em inteligência artificial desenvolvido por pesquisadores da instituição de ensino. Ainda, o sistema indica que o país apresentará mais de 48 mil novos casos da doença por dia.

LIMINAR NEGADA

Inclusive, nesta terça-feira (7), o Tribunal de Justiça do Paraná indeferiu o pedido de liminar em ação proposta por várias entidades de Londrina, umas das cidades afetadas pelo decreto, que pediam a suspensão dos efeitos do Decreto Estadual n.º 4942/2020.

O desembargador Adalberto Xisto Pereira, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, em sua decisão, não observou ilegalidade no Decreto Estadual n.º 4942/2020, de acordo com ele, tendo em vista que as medidas adotadas pelo Governo do Paraná tomaram por base os critérios técnicos-científicos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visando o retardamento da transmissão do vírus e o preparo do Estado para o atendimento da população.