Uma massa de ar quente e seco atua sobre quase todo o território paranaense e, devido ao fenômeno, o tempo fica estável. Com a presença do sol, as temperaturas superam os 30°C e os índices de umidade relativa do ar baixam ainda mais. Contudo, segundo os serviços meteorológicos, os dias quentes já estão contados.
De acordo com o site MetSul, uma nova massa de ar frio deve atingir a região sul do Brasil, provocando uma queda brusca nas temperaturas. O tempo deve sofrer uma reviravolta a partir de sexta-feira (23), onde diversas cidades devem registrar instabilidade - o que favorece à queda das mínimas.
A ocorrência de chuvas se deve à onda de frio, que deve avançar a partir da Argentina e do Uruguai, alcançando os três estados do sul do Brasil entre os dias 23 e 24 deste mês, entre sexta e sábado. O ar frio, então, vai se mover para norte na sequência rumo ao centro-oeste e o sudeste do país com queda maior da temperatura no próximo fim de semana nestas regiões, encerrando o período muito quente.
As previsões apontam que deve esfriar tanto quanto a frente fria que atingiu o país entre os dias 9 e 11 de agosto. No Rio Grande do Sul, o ar frio começa a ingressar na quinta e toma conta do estado na sexta. A tarde de sexta já será fria e as madrugadas de menor temperatura serão as do próximo fim de semana e o começo da semana que vem, em particular do domingo (25) e a segunda (26).
Frio em Apucarana
A Cidade Alta deve ter um fim de semana chuvoso, com precipitações acumuladas que chegam a 27.4 milímetros, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Deve esfriar significativamente no município entre o domingo (25) e segunda-feira (26).
Entre esses dias, Apucarana pode registrar mínima de 6°C.