Ex-secretário é denunciado por desvio de verba pública no Paraná

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 06/11/2024
O ex-secretário foi denunciado pelo crime de concussão

Um ex-secretário municipal da Saúde de Vitorino, no sudoeste do Paraná, foi denunciado pelo Ministério Público por desvios de verba pública e enriquecimento ilícito a partir da contratação de um médico. O sobrinho do ex-titular da pasta na gestão 2017-2022 também foi denunciado. As informações são da Banda B.

De acordo com a 1ª Promotoria de Justiça de Pato Branco, o então secretário teria contratado um médico recém-formado para atuar em uma unidade de saúde do município, em 2020. Para a contratação do profissional, contudo, o ex-servidor teria exigido que a contratação fosse feita por meio de Pessoa Jurídica (PJ) e que fosse a partir do Consórcio Intermunicipal de Saúde (Conims).

- LEIA MAIS: Coisas sobre Donald Trump que as pessoas mais procuram no Google

Após a contratação, o ex-secretário da Saúde teria exigido o repasse mensal de parte da remuneração recebida pelo médico como condição para a manutenção do contrato. Ao todo, ele teria recebido R$ 340.253,24 em valores corrigidos — 22 repasses mensais, consecutivos — durante abril de 2020 e fevereiro de 2022.

Segundo o Ministério Público, para ocultar os crimes e esconder os valores recebidos do médico, o então chefe da pasta da Saúde determinou que parte dos valores fossem entregues por meio de depósitos bancários na conta de um sobrinho, que tinha conhecimento sobre a ilegalidade dos atos.

O ex-secretário foi denunciado pelo crime de concussão, e ambos os envolvidos também responderão por lavagem de dinheiro. Além disso, foi proposta uma ação civil para responsabilizá-los por improbidade administrativa.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

As ações propostas são resultados de investigações realizadas no âmbito da Operação Assepsia, conduzida pela 1ª Promotoria de Justiça. A operação apura outros crimes contra o patrimônio público e suspeitas de associação criminosa envolvendo os dois acusados e outros investigados.

Para mais informações, acesse à Banda B, parceira do TNOnline.