Na segunda-feira (23), Luiz Otávio, que sonha em ser policial, ganhou uma medalha e uma farda do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen), em Cascavel. O menino foi condecorado como "guardião dos animais".
Luiz, que tem 8 anos, compartilha seu quarto com alguns cachorros de rua. Ele e a mãe, Neide dos Santos, cuidam de animais abandonados na rua.
"Ele é maravilhoso. Ele cuida, ele ajuda. A gente tem 14 animais em casa. A gente cuida dos cachorros comunitários na rua. Usamos lar temporário para as meninas da ONG ou alguém que precise", conta a mãe.
A Organização Não-Governamental (ONG) Latidos do Bem contou a história do jovem a equipe do departamento. E, então, Luiz foi homenageado.
"Dar atenção e carinho. Ajudem os animaizinhos de rua", relata o garoto.
Conforme a ONG, para que o mundo seja um lugar melhor, é necessário começar pelas crianças, ensinando sobre a importância do amor pelos animais.
"Se a gente educar para terem esse amor no coração com o próximo, independentemente de ser um cachorro, um gato ou um humano, eles vão crescer como pessoas boas. É isso que a gente tem que começar a fazer, nas escolas, a educação, a conscientização de que matar animais ou qualquer espécie é crime", informou Neide, mãe de Luiz.
O Depen de Toledo participa de um projeto, onde constrói casinhas para animais regatados por uma ONG.
A ajuda surgiu após uma cachorrinha de rua, chamada Pipoca, tomar um tiro no pátio da delegacia de Cascavel.
Com informações; G1.