O Programa Empreendedoras do Sul, do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), direcionou R$ 212 milhões para negócios voltados às mulheres, diversidade de gênero e inclusão nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, desde que foi criado, em março de 2021. Em 2022, foram movimentados R$ R$ 113 milhões.
A linha de crédito é direcionada a empresas de diferentes portes que tenham ao menos 40% do seu capital social de sócias mulheres. Do valor total aplicado pelo Empreendedoras do Sul nesse ano, o Paraná destinou R$ 59 milhões, Santa Catarina R$ 13 milhões e Rio Grande do Sul R$ 40 milhões, a pequenos e médios negócios nas áreas de agropecuária, comércio e serviços e infraestrutura e indústria.
LEIA MAIS: Governo e startup ofertam 10 mil bolsas em cursos de tecnologia no Paraná
A padaria “O Pão que o Viado Amassou”, de Curitiba, foi um dos estabelecimentos financiados pelo programa, e também se enquadra no valor de diversidade e inclusão do BRDE. A diretora administrativa da marca, Aline Esteves de Castro, conta que com os recursos providenciados pelo programa Empreendedoras do Sul, a equipe pode garantir mais segurança financeira, abertura e funcionamento da primeira loja física da marca, inaugurada em setembro de 2021.
Dessa forma, foi possível ampliar o atendimento ao público, assim como levar o produto e história para mais pessoas, de mais formas. “O recurso deu confiança e segurança para buscar novos projetos e seguir novos passos naturais para a empresa, uma vez que possibilitou ampliar a atuação da marca, aumentar a equipe e garantir a saúde das operações mais importantes para a empresa”, disse Aline.
TEMA
No período de pandemia do COVID-19, Aline Castro, e seu irmão e fundador do “Pão Que o Viado Amassou”, Gabriel Castro, foram impedidos de atuar em suas principais áreas de trabalho. Por conta do isolamento social e o tempo em casa, os irmãos começaram a fazer pães na cozinha do apartamento de seus pais, para compartilhar com os amigos e como alternativa de fonte de renda durante o período da pandemia.
O objetivo da padaria com tema LGBTQIA+, é fazer com que os fregueses e seus familiares discutam a vivência da comunidade que ainda enfrenta resistência diante do preconceito, além de ampliar a visibilidade da causa.
DIVERSIDADE
Em março de 2021, foi criada a Estratégia BRDE – Diversidade, que reforça o compromisso do banco com o valor essencial da diversidade, para as pessoas e a sociedade. “O BRDE está comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030. Uma das metas já conquistadas, foi a criação do Programa Empreendedoras do Sul. Promover o empreendedorismo feminino, beneficiando projetos que geram emprego e renda é uma resposta prática do maior banco de desenvolvimento regional do Brasil à sociedade”, comentou o presidente do banco, Wilson Bley Lipski.