Quem for pego alimentando pombos pode ter que pagar uma multa. Isso é o que prevê um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Londrina, norte do Paraná.
O intuito do texto é evitar com que as aves causem ainda mais problemas à saúde pública. Desta forma, o projeto de lei propõe uma multa aos cidadãos que forem flagrados alimentando os animais.
A proposta ainda é discutida e deve passar pelas comissões da câmara. A medida prevê uma advertência, caso a pessoa seja flagrada na primeira vez e uma multa de até R$1 mil, caso a situação seja reincidente.
- LEIA MAIS: Apucarana registra falta de testes de covid-19
Exterminar os pombos estaria fora de cogitação, já que os animais são protegidos por leis ambientais e a falta deles pode provocar desequilíbrio na natureza, como a proliferação de algum tipo de inseto, o que traria outros danos. A ideia seria fazer o controle populacional, já que diminuindo a oferta de comida, a reprodução das aves também diminuiria.
Uma campanha promovida pela associação de moradores da Gleba Palhano, também pretende conscientizar as pessoas dos riscos que alimentar as aves pode causar à saúde do ser humano.
Com informações do site Tarobá News.