A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou nesta segunda-feira (21) uma carreta com mais de 18 toneladas de excesso de peso circulando na BR-376 em Ponta Grossa (PR). O veículo de grande porte, que transportava sulfato de zinco, foi parado em uma fiscalização de rotina da PRF, com foco em infrações ao Código de Trânsito Brasileiro.
-LEIA MAIS: Viapar terá de pagar R$ 222 mi por não entregar contorno, diz MPF
A carreta saiu de Paranaguá, no litoral do estado, e seguiria até o município de São Pedro do Ivaí, em uma viagem de mais de 500 quilômetros, passando por serras e por trechos com alto fluxo de veículos.
Além do excesso de peso bruto total, o veículo também estava mais de 12 toneladas acima de sua capacidade máxima de tração, o que diminui a agilidade do veículo ao circular em aclives e reduz sua capacidade de frenagem em declives.
O excesso de peso em veículos de carga, além de gerar graves danos ao pavimento da rodovia, também colocam em risco a vida do condutor e dos demais usuários. Toda a dinâmica de circulação do veículo é afetada, acarretando em ineficiência no sistema de freio, de suspensão e de direção.
Até ontem (20), a PRF já flagrou no paraná mais de 8,3 milhões de quilos em excesso de peso em veículos de carga, distribuídos em 1.278 ocorrências. O número já é praticamente o mesmo ao flagrado em todo o ano de 2023, quando a PRF flagrou 8,7 milhões de quilos distribuídos em 1.627 ocorrências.
A PRF realizou a autuação pelo excesso de peso e reteve o veículo para regularização.