Vereadores de Rolândia (PR) aprovaram, em primeira discussão na quinta-feira (4), o aumento do número de cadeiras no Legislativo municipal. A proposta altera a composição da Casa de dez para 11 parlamentares, com validade a partir da próxima legislatura, em 2029. Na mesma sessão, também foi autorizado o pagamento de 13º salário aos vereadores para o mesmo período.
-LEIA MAIS: Caminhão sobe em mureta da praça de pedágio entre Arapongas e Rolândia
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Rolândia (CMR), Guilherme Spanguemberg (PL), a alteração visa adequar o legislativo ao crescimento populacional. Com cerca de 72 mil habitantes, o município estaria apto, pela legislação vigente, a ter até 15 representantes.
Spanguemberg defende que a fixação em 11 cadeiras é uma medida "equilibrada e responsável". Segundo o parlamentar, a mudança tem como objetivo: reforçar a representatividade política local; melhorar a articulação com os governos estadual e federal; e facilitar a captação de recursos para o município.
Os defensores da medida asseguram que, mesmo com o acréscimo de uma cadeira e a instituição do benefício natalino, os custos do Legislativo permanecerão abaixo do limite constitucional de gastos.
Após a aprovação nas comissões internas e nesta primeira votação em plenário, o projeto segue agora para a segunda e última votação, prevista para a próxima semana.
