O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) formalizou nesta segunda-feira (29) o repasse de R$ 100 mil ao Hospital São Vicente Curitiba. O recurso é destinado à compra de um equipamento denominado Ressonância Nuclear Magnética 1.5 T, que gera imagens de alta precisão que permitem o diagnóstico precoce de câncer. O repasse ocorre dentro do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), por meio de incentivos fiscais.
Além do repasse, também foi formalizada a entrega de um certificado da parceria pelos diretores do banco Wilson Bley Lipski (financeiro) e João Biral Junior (administrativo) ao presidente do hospital, Charles London, e à diretora administrativa, Márcia Beatriz Schneider.
O presidente do hospital destacou que o aparelho vai melhorar o tratamento em termos de diagnóstico para pacientes da área de oncologia. Ele permite o diagnóstico precoce e o acompanhamento ao tratamento das especialidades oncológicas aos pacientes do SUS – 70% do público.
Segundo o médico, ainda não foram captados todos os recursos do projeto, mas as perspectivas são muito boas. “A expectativa é que até março possamos captar o restante do recurso e até o fim do ano disponibilizar esse aparelho para a população”, afirmou London.
O São Vicente de Paula Curitiba é um hospital geral, com ênfase em alta complexidade. Ele atende diversas especialidades cirúrgicas e clínicas. São 131 leitos, sendo 24 de UTI, com área total de cerca de 10 mil metros quadrados, destinados também a atendimentos ambulatoriais e internação.
“O apoio com incentivos fiscais é uma forma de devolver à sociedade projetos de relevância e bem-estar social”, destacou Bley. “A cada ano estamos aperfeiçoando o edital para incluir mais projetos nas áreas da cultura, esporte, idosos e crianças e adolescentes”.
“Esse é o propósito do BRDE, manter parcerias e apoios onde a sociedade seja contemplada em suas prioridades”, complementou João Biral Junior.
PRESENÇAS – Também acompanharam o evento, pelo hospital São Vicente Curitiba, Sílvia Mara Ribeiro, gestora do Setor de Captação de Recursos, e Viviane Maria de Souza Pinto, assistente de Captação de Recursos; e o assessor de diretoria do BRDE, Antonio Aldemir Toledo.