Os quase mil passageiros que ficaram presos em um trem no topo da Serra do Mar, no Paraná, chegaram a Morretes às 21h desta quinta-feira (13), após 10 horas presos nos vagões. Com poucas informações e sem comida, os turistas saíram de Curitiba às 8h30 e precisaram esperar a liberação dos trilhos após o registro de quedas de árvores.
Após desembarcar, eles foram encaminhados a três restaurantes em Morretes, onde puderam se alimentar. Eles ficaram mais de 10 horas sem comer durante o incidente. Após o jantar, os turistas foram transportados de volta a Curitiba por meio de vans e ônibus.
De acordo com a Serra Verde Express, operadora de turismo responsável pelo passeio, o trem ficou parado a 15 km de Morretes desde as 11h devido à presença de árvores caídas nos trilhos.
Em nota, a Serra Verde disse que, pela manhã, recebeu a liberação da Rumo Logística - que monitora a circulação - parar operar normalmente os trens. No entanto, segundo a empresa, no trajeto foram identificadas quedas de árvores, "o que foi alterando as tratativas de liberação de passagem pela responsável da via".
"Priorizando a segurança de nossos passageiros e tripulação, foi necessário interromper temporariamente nossas operações até que a limpeza e a restauração adequadas dos trilhos pudessem ser realizadas. Gostaríamos de ressaltar que essa medida foi necessária para garantir a integridade e o bem-estar de todos os envolvidos", disse a companhia.
Com informações do Ricmais e G1 Paraná