O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta laranja para temporais no Sul do Brasil para este sábado (16). Paraná e Santa Catarina são os estados sob risco de temporal e ventos de até 100 km/h nas regiões atingidas.
Segundo o Inmet, além das rajadas de vento, estão previstas fortes chuvas com acumulado variando entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.
- LEIA MAIS: Pais cuidam de filho com doença rara há mais de 20 anos em Apucarana
Além disso, há risco de queda de granizo, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
Veja as regiões mais afetadas pelos temporais no Sul do Brasil
Ainda de acordo com instituto, as regiões mais afetadas pelos temporais no Sul do Brasil são: Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Metropolitana de Curitiba, Centro Ocidental Paranaense, Noroeste Paranaense, Sudoeste Paranaense, Oeste Paranaense, Sudeste Paranaense, Norte Central Paranaense, Norte Catarinense, Noroeste Rio-grandense, Sul Catarinense, Centro-Sul Paranaense, Centro Oriental Paranaense.
Temporais são provocados por calorão no Paraná
O calorão mantém risco de temporal no Paraná para este sábado (16). Em algumas cidades há risco de rajadas de ventos de até 70 km/h e as temperaturas podem chegar perto dos 40ºC. Veja a previsão do tempo.
De acordo com o Simepar, o dia começa com sol na maioria das cidades, com as temperaturas subindo ao longo dia. O forte calor traz risco de temporal no Paraná.