Sete passos infalíveis para garantir sua saúde financeira; confira

Autor: Da Redação,
quinta-feira, 03/11/2022
O termo saúde financeira é utilizado para denominar em qual estágio as suas finanças estão: positivas ou no vermelho

Você já acordou no meio da noite assustado lembrando daquela conta que vence amanhã e você não tem dinheiro para pagá-la? Aposto que sim!

Sabia que é possível evitar esse tipo de sentimento por meio de uma saúde financeira positiva? Além de eliminar outros tantos problemas que existem em nossas rotinas.

Quer saber como? Então leia as 7 dicas infalíveis que separamos para você!

OBS: Tem uma extra. Não perde!

O que significa ter saúde financeira e por que cuidar disso?

O termo saúde financeira é utilizado para denominar em qual estágio as suas finanças estão: positivas ou no vermelho.

O conceito por trás desse termo é semelhante a saúde do seu corpo.

Uma saúde financeira em dia proporciona menos stress, maior segurança para imprevistos, liberdade para consumir produtos e serviços que realmente proporcionarão algo bom para a sua vida, qualidade de consumo e talvez o mais importante, mais tranquilidade para os seus dias e noites.

E por meio disso, é possível honrar seus compromissos financeiros, tomar decisões assertivas, além de alcançar objetivos que você julgava serem impossíveis e retomar o controle da sua vida.

Quais são os principais indicadores de saúde financeira?

Um dos maiores indicadores para comprovar a sua saúde financeira positiva é o fato de seu CPF não estar em nenhuma lista de devedores ou inadimplentes.

Então, se você estiver listado em algum desses índices, siga as nossas dicas a seguir e saia já!

Além disso, outro indicador é a sua pontuação no seu score, o qual identifica o seu histórico de bom ou mau pagador.

7 passos infalíveis para conquistar uma saúde financeira boa

Deixamos um extra para o final

Para termos uma saúde em dia, é necessário consultar médicos regularmente, se alimentar de forma saudável, praticar exercícios físicos rotineiramente e dormir aproximadamente 8 horas por noite, certo?

Para manter a sua saúde financeira no positivo, a lógica é a mesma. Ou seja, hábitos saudáveis que proporcionam resultados assertivos.

Então, siga as seguintes práticas e impulsione a sua saúde financeira!

Quite dívidas que possuem juros altos

Opte sempre por juros baixos quando contratar um empréstimo. Mas se já tiver emprestado quantias com juros altos, troque-a por modalidades que possuem condições oportunas para o seu bolso, como por exemplo o empréstimo com garantia de imóvel ou terreno.  Essa deve ser uma das primeiras ações a serem realizadas, já que juros altos provocam danos irreparáveis em casos de atraso. Além disso, por que perder dinheiro com uma dívida alta se você consegue diminuí-la, não é mesmo?

Tenha controle de seus ganhos e gastos

Controle em uma planilha de sua preferência todos os valores que entram e saem mensalmente do seu fluxo financeiro. Isso traz clareza para determinar o que pode ser gasto dentro do mês e então, evitar e eliminar dívidas desnecessárias.

Reavalie o seu padrão de vida

Para conseguir guardar e investir valores mensalmente, busque viver relativamente abaixo do seu padrão de vida atual.

Faça economias e trocas inteligentes

Economize em pontos da sua rotina que vão trazer resultados efetivos para a sua saúde financeira. Até porque, existem alguns gastos que, caso eliminados, vão te trazer ainda mais dor de cabeça.

Mude a sua mentalidade

Aprenda o básico sobre finanças e aplique esses aprendizados nas suas decisões financeiras diárias.

Tenha uma reserva de emergência

Direcione um valor que totalize alguns meses do seu custo de vida mensal em um investimento de alta liquidez, por exemplo o Tesouro Selic. Isso proporciona segurança em momentos de aperto financeiro.

Check up de tempos em tempos

Reorganize as suas finanças de tempos em tempos e redirecione o que precisa ser aprimorado, até porque as suas metas, gastos e ganhos mudam conforme os meses vão passando.

Dica extra

Caso você seja um empreendedor, lembre-se de separar as suas finanças pessoais das finanças da sua empresa.

E destacamos que é possível também implementar todas as sete dicas apresentadas acima nas suas finanças empresariais.

Conclusão

Assim como cuidar da saúde do seu corpo por meio de atividades e hábitos saudáveis deve ser uma de suas prioridades, decisões inteligentes precisam estar dentro da sua rotina para estimular a sua saúde financeira.

Mas caso você esteja com algumas contas no vermelho, siga as dicas que apresentamos no texto acima e se precisar, lembre-se que a CashMe possui a modalidade de empréstimo com garantia, a qual apresenta juros baixos e ótimas condições de pagamento para te ajudar nesse processo de regularização financeira e para substituir aquele seu empréstimo que está literalmente comendo os seus ganhos