Inflação medida pelo CPI na China sobe 2,1% em outubro na comparação anual

Autor: Andre Marinho (via Agência Estado),
quarta-feira, 09/11/2022

A inflação ao consumidor na China desacelerou em outubro, enquanto os preços no portão de fábrica caíram em relação ao ano anterior pela primeira vez em quase dois anos, refletindo o enfraquecimento da demanda doméstica à medida que a economia esfria ainda mais.

O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da China subiu 2,1% em outubro em relação ao mesmo mês do ano anterior , diminuindo em relação ao avanço de 2,8% registrado em setembro, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (NBS, na sigla em inglês).

O resultado foi inferior à mediana de 2,3% prevista por economistas consultados pelo The Wall Street Journal.

No confronto mensal, o CPI subiu 0,1% em outubro ante setembro. Entre janeiro e outubro, o indicador avançou 2,0%, frente ao mesmo intervalo de 2021.

Já o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) caiu 1,3% em outubro ante igual mês do ano passado, ante crescimento de 0,9% em setembro, mostraram dados oficiais.

A leitura do PPI caiu pela primeira vez desde dezembro de 2020, quando os preços ao produtor caíram 0,4%. Economistas pesquisados esperavam que o PPI caísse 1,5%.