Apple soube de falha no iCloud seis meses antes de vazamento

Autor: Da Redação,
domingo, 28/09/2014

SÃO PAULO, SP - A Apple foi notificada por um especialista em segurança em março de 2014 sobre as falhas de segurança em seu serviço de armazenamento virtual iCloud que levariam à divulgação de um grande número de fotos de celebridades nuas quase seis meses depois, no fim de agosto, segundo uma reportagem do ‘Daily Dot‘.
O jornal on-line diz que teve acesso a uma série de e-mails trocados entre Ibrahim Baliç, desenvolvedor de software baseado em Londres, e a Apple, no qual ele alertava a empresa sobre o método que acabaria sendo usado por cibercriminosos para acessar o conteúdo.
A reportagem, divulgada nesta quarta (24), afirma que as mensagens a que teve acesso foram analisadas por outros especialistas de segurança, que confirmaram a autenticidade delas.
Em e-mail de 26 de março publicado pelo ‘Daily Dot‘, Baliç descreve o procedimento de ‘força bruta‘ que havia permitido o teste de 20 mil senhas por meio de uma ferramenta automática. Em resposta, um funcionário da Apple responde, agradecendo o contato.
Baliç também usou uma plataforma para relato de bugs da Apple para avisar sobre a falha. As conversas se desenrolaram por meses, mas, aparentemente, não foram frutíferas: o caso foi deflagrado no final de agosto, e obrigou a Apple a fazer ajustes logo em seguida.
Nesta semana, outras imagens de celebridades foram divulgadas ilegalmente, mas não se sabe se o iCloud foi a plataforma por meio da qual cibercriminosos tiveram acesso a elas.
Malic também publicou um vídeo no YouTube (datado de 21 de julho) em que mostra como conseguiu dados privados de 73 funcionários da Apple com a brecha do iCloud para provar a existência desta.
‘Isto não é um ataque de hacker‘, escreveu na descrição do filme. ‘Reportei todos os bugs que achei à companhia e aguardei sua aprovação. Estou sendo acusado de Â’hackingÂ’, mas não causei qualquer dano ao sistema.‘
Ao ‘Daily Dot‘, Baliç disse que se a Apple ‘tivesse levado essa questão mais a sério, talvez tal problema [o vazamento das fotos de celebridades] não tivesse surgido.‘
A Apple não se pronunciou sobre o caso.