Investidor já procura títulos com juros maiores

Autor: Da Redação,
segunda-feira, 25/03/2013





BRASÍLIA, DF, 25 de março (Folhapress) - A expectativa de alta na taxa básica de juros (Selic) já está tornando o financiamento da dívida pública federal mais caro, de acordo com coordenador-geral de operações da dívida pública, Fernando Garrido.

"Isso se deve em função às expectativas dos agentes econômicos para o comportamento futuro das taxas de juros", disse hoje Garrido.

De acordo com o boletim Focus, do Banco Central, analistas de mercado elevaram, pela terceira semana consecutiva, sua aposta para a Selic, desta vez de 8,25% para 8,50%. Eles estimam que o juro permanecerá nesse nível até o fim de 2014.

O Focus apura estimativas junto a cerca de cem instituições financeiras.

Segundo Garrido, a elevação das taxas já pode ser observadas nos títulos "em geral", afetando títulos de longo, médio e curto prazo.

Ele afirmou ainda que essa elevação do rendimento aumentou a demanda dos investidores por títulos de longo prazo. "As taxas estão mais atraentes do que nos últimos meses e os investidores estão aproveitando".

Segundo o Tesouro, títulos com vencimento em dez anos foram leiloados no dia 22 de março por uma taxa de 9,74% ao ano. No dia 31 de janeiro, este título foi leiloado a uma taxa menor, de 9,51% ao ano.