O uso de lentes de contato se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais após uma jovem de 18 anos revelar que perdeu a visão devido às lentes de correção visual.
Em um vídeo divulgado na web, Lara Brandão Tironi disse que perdeu completamente a visão de um dos olhos. A estudante explicou também que tinha o costume de dormir, tomar banho e coçar os olhos usando as lentes.
Por conta dessas práticas, que são condenadas pelos oftalmologistas, a jovem contraiu uma infecção conhecida como ceratite amebiana, que ocorre quando um protozoário presente no solo e na água se instala nos olhos e cria uma inflamação. A condição afeta a córnea e é comum em pessoas que se banham usando lentes de contato.
“Eu tinha o costume de ficar coçando o olho e isso me causou uma laceração na córnea. Eu também tomei banho usando as lentes. Como o protozoário que causa a ceratite está presente na água, ele infectou o meu olho”, explica a jovem nos vídeos.
O caso de Lara gerou diversas dúvidas, pois muitas pessoas recorrem às lentes de contato. Por conta disso, qual é a maneira correta de cuidar desse item?
A equipe de reportagem do Metrópoles conversou com o oftalmologista Gustavo Serra, de Brasília, que explicou quais cuidados devem ser tomados para evitar problemas.
“As lentes não devem ter contato com água, seja ela do chuveiro, do mar ou da piscina. Não devemos tomar banho com elas para não contaminar este objeto que vai estar dentro do nosso olho com bactérias, vírus, fungos, amebas ou parasitas. A contaminação pode levar ao desenvolvimento de infecções oculares graves, com possibilidade de evolução até cegueira total, como foi o caso”, explica ele.
Por conta da infecção, a jovem perdeu a visão do olho direito de forma completa e entrou na fila do transplante de córnea.
A oftalmologista Micheline Borges Lucas, também em Brasília, ressalta que outro cuidado fundamental é nunca dormir com as lentes. “Ao dormir, a gente diminui a imunidade e a resistência da superfície ocular, porque a córnea vai passar um longo período sem receber oxigenação adequada e isso aumenta riscos de infecção e inflamação do olho”, completa ela.
Por isso, pessoas que usam lentes de contato devem estar atentas à higiene do objeto e fazer as trocas das lentes descartáveis sempre dentro do prazo recomendado pelo fabricante. “As lentes, conforme são usadas, se tornam menos porosas, o que impede a córnea de respirar bem e aumenta os mesmos riscos”, conclui Micheline.
Com informações do Metrópoles.