Urso ataca cinco pessoas e leva pânico a cidade da Eslováquia; vídeo

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 20/03/2024
O ataque ocorreu no último fim de semana

Cinco pessoas ficaram feridas no último domingo (17) após serem atacadas por um urso em meio ao centro da cidade de Liptovsky Mikulas, na Eslováquia. Apesar de o ataque ter acontecido no último fim de semana, imagens do ocorrido passaram a circulas na web nessa terça-feira (19).

Testemunhas falaram sobre a situação e a descreveram como desesperadora. "A pessoa fica paralisada, ela não espera um urso no centro da cidade, especialmente assim, no domingo, na hora do almoço. Talvez à noite, mas isso é demais", disse uma mulher que presenciou os ataques. 

- LEIA MAIS: Vídeo de menina com 'síndrome do Lobisomem' viraliza na web; confira

As autoridades chegaram a declarar estado de emergência no domingo, mas o prefeito da cidade, Jan Blchac, disse que o urso foi devolvido para a floresta nesta terça. Mas alertou que a população da cidade "não estará protegida até que a situação seja resolvida".

O Ministério do Meio Ambiente e Agricultura da Eslováquia se manifestou sobre o caso e explicou que há uma grande população de ursos no país. Além disso, a cidade em que houve o ataque animal fica próxima a uma região montanhosa que abrange o Parque Nacional Tatra. 

Por conta disso, existe um projeto de lei em trâmite que trata sobre a eliminação de ursos.  "Um projeto de lei sobre poder constitucional será em breve apresentado. Ele incluirá uma cláusula autorizando a eliminação de ursos dentro e fora dos limites da cidade. Não podemos limitar a discussão apenas aos limites da cidade, pois o problema em questão diz respeito à população de ursos como um todo, que é muito grande. Outra questão-chave é que os ursos têm alterado seu comportamento", afirmou a pasta. 

Ssegundo a mídia local, na sexta-feira (15) uma mulher bielorrussa de 31 anos morreu enquanto tentava escapar de um ataque de urso semelhante nas montanhas Low Tatra, próximas à cidade.

Veja:

Estadão
 

Com informações do G1.