Na manhã desta quarta-feira (08), a Polícia Federal deflagrou a Operação Falsarius, na cidade de Rio das Ostras/RJ, para reprimir um grupo que estaria ensinando golpes digitais por meio de um site ilegal, em que eram ofertadas informações sigilosas das vítimas a pessoas interessadas em abrir contas bancárias, com a finalidade de realizar compras virtuais em nome de terceiros.
📰 LEIA MAIS: "Kalicóptero": empresário transforma Ford Ka em aeronave e viraliza
A deflagração foi possível após as investigações concluírem que um dos suspeitos estaria ensinando, pela internet, técnicas de golpes para enganar pessoas, com venda de dados pessoais, contas bancárias e cartões clonados.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
O fato criminoso em questão se tornou matéria amplamente divulgada pela imprensa na semana passada, com a prisão de um dos investigados sendo efetuada pela Polícia Civil de São Paulo. Ele era o líder do grupo responsável pelos crimes relacionados à Operação Falsarius. No entanto, as apurações da Polícia Federal abrangem outros possíveis envolvidos no esquema criminoso.
Na ação de hoje, policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Campos dos Goytacazes/RJ, em endereços situados na cidade de Rio das Ostras/RJ, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro.
Foram apreendidos seis pen drives, três laptops, um computador e dois telefones, que servirão para a coleta de dados que possam colaborar com as investigações.
Os investigados poderão responder pelos crimes de estelionato e associação criminosa, cujas penas máximas, se somadas, podem ultrapassar os 14 anos de reclusão.