Uma tragédia foi registrada no início da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, interior de São Paulo. Um avião modelo ATR-72 que saiu de Cascavel, oeste do Paraná, caiu no município paulista com mais de 60 pessoas a bordo. Segundo a companhia aérea responsável pelo voo, VOEPASS Linhas Aéreas (antiga Passaredo), havia 58 passageiros e 4 tripulantes na aeronave. Não houve sobreviventes.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o momento da queda. A equipe de reportagem do G1 conversou com especialistas, que explicaram o que pode ter provocado o acidente.
Geraldo Portela, especialistas em gerenciamento de risco e segurança, aponta a causa da queda para um estol - que acontece quando a aeronave perde a sustentação que lhe permite voar.
- LEIA MAIS: Companhia aérea divulga nota sobre acidente com avião em SP; veja
O estol é uma situação na qual a asa perde completamente a sustentação útil, o que causa a queda brusca do avião. A depender da altitude e da condição, é possível recuperar a altitude em voo.
“A gente vê nas imagens que o avião tem algum problema de controle, porque ele não conseguia mais se sustentar. Pela imagem, está em estol, ou seja, perdeu a sustentação. Ela precisa de uma velocidade mínima para que consiga manter a sua sustentação no ar”, disse.
📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp
Pilotos explicaram que o estol pode acontecer, por exemplo, por formação de gelo sobre as asas.
As causas do acidente serão investigadas pelo Cenipa, órgão da Aeronáutica que investiga acidentes aéreos.