Ao menos dezesseis cidades brasileiras devem registrar temperaturas acima de 30ºC nesta terça-feira, diante da nova onda de calor que atinge o País. Ainda de acordo com a Climatempo, em Cuiabá, a previsão é de que os termômetros registrem 40ºC. Em São Paulo, a máxima deve ser de 31ºC.
Conforme a empresa de meteorologia, o dia deve ser mais quente em municípios do Centro-Oeste e Norte do Brasil. Já as cidades do Sul devem ter máxima na casa dos 25ºC, com exceção de Curitiba que tem projeção de 29ºC para esta terça.
Veja a previsão máxima para cidades brasileiras nesta terça-feira:
Manaus - 36ºC
Rio Branco - 37ºC
Macapá - 33ºC
Porto Velho - 38ºC
Palmas - 37ºC
Boa Vista - 33ºC
Belém - 35ºC
Aracaju - 29ºC
Maceió - 29ºC
Recife - 28ºC
João Pessoa - 28ºC
Natal - 29ºC
Fortaleza - 31ºC
Teresina - 37ºC
São Luís - 32ºC
Salvador - 29ºC
Cuiabá - 40ºC
Goiânia 36ºC
Brasília - 33ºC
Campo Grande - 36ºC
Belo Horizonte - 34ºC
Vitória - 29ºC
Rio de Janeiro - 29ºC
São Paulo - 31ºC
Curitiba - 29ºC
Florianópolis - 25ºC
Porto Alegre - 25ºC
Tempo seco
Além das altas temperaturas, o tempo seco deve permanecer por grande parte do País. Na cidade de São Paulo, a umidade relativa do ar entra em declínio e deve atingir valores em torno dos 30% no período da tarde entre esta terça e quarta-feira, 4, segundo alerta do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura.
Conforme a Climatempo, os modelos meteorológicos indicam um novo padrão de ar quente e seco sobre o Brasil até meados da segunda quinzena de setembro.
O mês de setembro será marcado por uma combinação de temperaturas elevadas e precipitação abaixo da média, acompanhadas de variações significativas entre as regiões do Brasil.
"As temperaturas previstas para setembro estarão significativamente acima da média histórica, com elevações entre 3°C e 5°C em grande parte da região central do Brasil", estima a Climatempo.
Conforme a empresa de meteorolgia, isso inclui os Estados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, parte de Minas Gerais, Tocantins, Rondônia, sul do Amazonas, centro-sul do Pará, leste do Acre e oeste do Maranhão.
Diante da baixa umidade do ar, é importante seguir as recomendações:
- Manter-se bem hidratado;
- Proteger-se do sol;
- Manter ambientes internos úmidos com o uso de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água;
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 16 horas;
- Atenção especial com a saúde dos idosos, crianças e pets.
Ainda segundo a empresa Climatempo, a próxima onda de frio deve avançar por São Paulo e boa parte da Região Centro-Sul do País somente a partir de 19 de setembro.
"A primeira forte frente fria do novo mês deve avançar apenas a partir do dia 19 de setembro, começando a movimentar um pouco a atmosfera e trazendo um ar mais frio, reduzindo o calor em alguns Estados", disse a empresa de meteorologia.