No Dia Mundial dos Gatos, veja sete curiosidades sobre esses bichanos

Autor: Da Redação,
sábado, 17/02/2024
Gatos têm personalidade própria e gostam de ser independentes

Os gatos estão entre os animais mais amados pelos brasileiros. Conhecidos pelos sentidos aguçados, pela visão noturna excepcional e por uma audição muito sensível, esses felinos têm personalidade própria e gostam de ser independentes.

Com tantas características especiais, eles merecem uma data só para eles. Neste sábado (17), é comemorado o Dia Mundial do Gato. Segundo o último Censo Pet, realizado em 2022 pelo Instituto Pet Brasil, são mais de 27 milhões de gatos no País. 

-LEIA MAIS: Duas cidades do Vale do Ivaí ganham novos parques urbanos

Com tantos bichanos simpáticos por aí, vale a pena saber curiosidades sobre os gatos e como mantê-los saudáveis.

Veja abaixo sete curiosidades

1 - Os gatos fazem cerca de 100 sons diferentes

Os miados e ronronados dos gatos servem para expressar suas necessidades. Por conta disso, eles reproduzem cerca de 100 sons diferentes para indicarem que estão com fome, medo ou até para pedirem carinho.

2 - A audição dos gatos é ainda melhor que a da canina

A audição dos cachorros já é surpreendente, mas você sabia que a dos gatos é ainda melhor? Enquanto os cães ouvem ruídos de frequência entre 10 e 45 mil Hz, os felinos chegam na surpreendente marca de 65 mil a 1 mi Hz! Os músculos das orelhas dos gatinhos (32 no total) contribuem para isso, já que conseguem se mover livremente para captarem um som. Essa potência da audição ainda garante que eles tenham a habilidade de perceberem um terremoto até 15 minutos antes.

3 - O salto de um gato pode ter até 5 vezes a sua altura

Sim, os felinos têm verdadeiras molas nas patinhas e dão pulos que podem chegar até 5x da sua altura. Não é à toa que o recorde mundial de pulo mais alto foi dado por um gato do Japão chamado Nyah-Suke, que fez sucesso no Youtube por conta de seus saltos.

4 - Felinos escondem as emoções

Muita gente brinca que não é fácil conquistar o coração de um gato, já que eles têm uma personalidade mais desconfiada e reservada que a dos cachorros. Isso acontece por conta do instituto natural de caçador dos felinos, que faz com que eles escondam muito bem suas emoções. Mas isso não quer dizer que eles não sejam amorosos; é só a forma de demonstrar afeto que é diferente. No geral, eles tendem a levantar o rabo e se esfregarem nas pernas de um humano para demonstrarem carinho. Outro detalhe importante: se um gato gosta de dormir com seu tutor, certamente, tem total confiança nele.

5 - Não têm clavículas e entram em "qualquer lugar"

Os gatos são famosos por passarem por lugares extremamente estreitos sem nenhuma dificuldade. Isso acontece porque, no lugar das clavículas, eles têm uma pequena cartilagem clavicular. Para completar, a coluna também conta com algumas particularidades: não tem ligamentos e os discos invertebrais são bem flexíveis.

6 - Gato preto significa “sorte” no Reino Unido e na Austrália

Você certamente já ouviu por aí que gato preto é sinal de má sorte, não é? Essa ideia surgiu na Idade Média e no período de caça às bruxas, quando passaram a acreditar que felinos nessa cor eram bruxas transformadas em animais. Mas esse mito não se espalhou por todo o planeta, viu? Tanto que gatos pretos são sinônimo de sorte na Austrália, no Japão e no Reino Unido.

7 - Os gatos não têm sete vidas

A ideia de que um gato tem sete vidas é uma das crenças populares mais famosas e já faz parte do imaginário coletivo - mas, sim, não passa de um mito! Assim como as demais criaturas vivas, um gatinho também tem apenas uma única vida. O que acontece é que a anatomia do gato - que tem uma superfície corporal maior que o peso, o que reduz a força de qualquer impacto - faz com que ele suporte quedas e acidentes sem ser ferido fatalmente.

Com informações do Glamour Lifestyle