Um acontecimento raríssimo foi registrado por pesquisadores. O maior peixe do mundo, o tubarão-baleia, foi visto aos redores da costa do Espirito Santo, segundo o coordenador do programa Amigos da Jubarte.
De acordo com Thiago Ferrari, coordenador geral do Amigos da Jubarte, o registro ocorreu durante um cruzeiro de pesquisa, no "ponto 3" de coleta de dados, localizado aproximadamente a 10 milhas ou 16 quilômetros da costa, em Vila Velha.
O especialista comenta que a espécie é vista também em outros estados, porem estão cada vez mais raras.
"É sabido que essa espécie ocorre por aqui e em muitos Estados do litoral brasileiro. Mas nos últimos anos vem sendo cada vez mais rara sua aparição. O último registro que tivemos na Grande Vitória foi desse animal, infelizmente, morto", relatou.
LEIA MAIS: Governo do Paraná entrega notebooks e headsets para escolas
"Esse registro desse animal vivo e saudável é uma ponta de esperança para conservação marinha, podendo indicar uma possível recuperação dessa espécie por aqui e reforçando como é necessário a proteção da grande biodiversidade do litoral capixaba", afirmou.
Um gigante amigo
Apesar de ter um tamanho que possa gerar medo, chegando a ter 10m, o animal não representa problema algum para os humanos, se alimentando apenas de plânctons e pequenos peixes, através de uma filtragem, e apesar do nome, o animal não é uma baleia, o nome vem da semelhança com os grandes mamíferos aquáticos.
Contem informações Folha Vitória