Novo presidente da bancada ruralista do Congresso, o deputado Sérgio Souza (MDB-PR) diz que a política externa do Brasil deve ser mais voltada a questões econômicas. "O Brasil tem uma diplomacia que não é de relação comercial."
Ao ser questionado, em entrevista à Folha, sobre a relação do país com a China, maior mercado de produtos brasileiros, Souza afirma: "Eu sei que há alguns momentos conturbados, de conversas fora da curva. Mas eles [chineses] são pragmáticos. Eles sabem que isso é algo que dá um barulho, mas que depois se acalma".
A FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) reúne cerca de 300 deputados e senadores e é uma das mais poderosas do Congresso.
Segundo o coordenador da bancada, é amplo o apoio do grupo à agenda liberal do ministro Paulo Guedes (Economia), mas a frente não vai se envolver na pauta de costumes do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
Souza assumiu a função nesta semana, quase no mesmo dia em que o governo conseguiu eleger aliados para a presidência da Câmara —Arthur Lira (PP-AL)— e do Senado —Rodrigo Pacheco (DEM-MG).
Ele afirma que, com as trocas, há um clima mais propício para o projeto que altera o processo de liberação de uso de agrotóxicos, mas ainda não há maioria no plenário para aprovar o texto.
Com informações: Folha de São Paulo