Jovem sofre descarga elétrica ao usar celular na tomada

Autor: Da Redação,
sexta-feira, 03/09/2021
Jovem sofre descarga elétrica ao usar celular na tomada

Uma jovem morreu após sofrer uma descarga elétrica na madrugada do último domingo (29). A vítima, identificada como Radja Ferreira de Oliveira, de 18 anos, estava utilizando o celular conectado à tomada quando um raio caiu, em Santarém, Pará. 

Radja ficou inconsciente. Os familiares prestaram os primeiros socorros à jovem e a levaram para um hospital. De acordo com o enfermeiro do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), Adilson Soares, as equipes foram acionadas pelo NIOp (Núcleo Integrado de Operações). Quando a equipe do Samu se dirigia ao local da ocorrência, a vítima já havia recebido os primeiros socorros e era levada ao hospital pela família.

A jovem não resistiu. "Ela já estava sem sinais vitais. O médico constatou que ela estava em óbito", disse Soares.

Atenção

Utilizar o celular durante o carregamento da bateria se tornou comum entre as pessoas, porém, esta é uma ação arriscada. 

Quando o aparelho está conectado ao carregador há riscos de acidentes, como, por exemplo, explosões ou descargas elétricas, por conta do aquecimento, especialmente em smartphones com as opções de carga "rápida" ou "turbo". 

A grande quantidade de energia e volts utilizada pode ser transmitida para o usuário em casos de falha de isolamento no carregador, descargas elétricas ou sobrecargas na rede, que causam instabilidades na tensão das tomadas.

Durante tempestades, a recomendação é para que não seja utilizado celular que estiver recebendo carga e nenhum outro eletrodoméstico. As descargas elétricas podem penetrar na rede elétrica e atingir o carregador do telefone, ou de outro equipamento eletrônico. 

Com informações; G1.