Nesta quarta-feira (1º), o Governo Federal formalizou a nomeação de Joenia Batista de Carvalho, mais conhecida como Joenia Wapichana, para exercer o cargo de presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).
O anúncio sobre a escolha de Joenia para o posto foi feito ainda em dezembro passado. No entanto, a oficialização aconteceu apenas nesta quarta (1º), na edição publicada do Diário Oficial da União (DOU).
LEIA MAIS: Marcos do Val afirma que Bolsonaro pressionou por golpe de Estado
Wapichana é advogada e ex-deputada federal. Ela é a primeira mulher indígena a ocupar a presidência do órgão e assume o posto diante da grave crise humanitária que atinge o povo Yanomami.
Joenia foi eleita para a Câmara dos Deputados em 2018, mas não conseguiu a reeleição neste ano por causa do coeficiente eleitoral. Seu nome fazia parte da lista tríplice apresentada por indígenas a Lula para dirigir o Ministério dos Povos Indígenas.
Em publicação nas redes sociais, Wapichana comemorou a nomeação. "Novos tempos para o Brasil! Pela primeira vez, teremos a Funai presidida por uma mulher indígena. Serão muitos desafios, mas juntos vamos trabalhar e reerguer nossa casa! Presidente Lula, obrigada pela confiança!"