Um morador de Minas Gerais foi surpreendido após adotar um “cachorrinho” supostamente abandonado pelas ruas de sua cidade. Depois de cuidar do animal por quatro meses, o mineiro descobriu que o cão era na verdade um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção.
O tutor começou a desconfiar da espécie à medida que o animal crescia e mudava a aparência, ficando com as pernas e orelhas compridas demais. Eles buscaram informações com órgãos ambientais, que confirmaram se tratar de um animal silvestre, que não pode ser domesticado.
-LEIA MAIS: Mulher compra 'filhote de cão' e descobre após 2 anos que é um urso
A verdade logo veio à tona, se tratava de um lobo-guará ainda filhote. A espécie integra a lista de animais ameaçados de extinção no Brasil.
O homem precisou entregar o animalzinho aos órgãos ambientais e agora recebe tratamento no Bioparque Zoo Pomerode, em Santa Catarina. Por ser um animal silvestre e ameaçado, ele não pode ser mantido em ambiente doméstico.
As informações são da RIC Mais.
Veja:
Um lobo-guará, espécie ameaçada de extinção, foi encontrado nas ruas, adotado por engano e criado como cachorro por uma família de Pomerode, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. pic.twitter.com/CSBP2Bsm6D
— O Tempo (@otempo) March 15, 2023