Gravações gigantes com cobras de até 40 metros intrigam estudiosos

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 19/06/2024
Localizada entre a Colômbia e a Venezuela, esta é considerada a maior arte rupestre do mundo

Com cobras de até 40 metros e figuras geométricas variadas, um enorme desenho enigmático situado próximo ao Rio Orinoco, entre a Colômbia e a Venezuela, desafia um grupo de arqueólogos.

Estudiosos da Colômbia e do Reino Unido tentam desvendar a maior arte rupestre do mundo, que conta com imagens de jiboias e sucuris, além de outros animais.

“Eles são muito maiores que um humano adulto em várias dimensões e estão distribuídos ao longo do Rio Orinoco, num ponto que no passado foi uma área de intenso contato e interação entre diferentes grupos étnicos e linguísticos”, explicou à BBC Mundo Philip Riris, professor de modelagem arqueológica e paleoambiental na Universidade de Bournemouth, Reino Unido.

- LEIA MAIS: Cervos, araucárias e humanos: a marca da pré-história no Paraná

Esta não é a primeira vez que um grupo de especialistas se reúne em torno do desenho misterioso para explorá-lo. De acordo com Riris, a arte encontrada ao lado venezuelano já foi amplamente estudada, mas "muito pouco trabalho arqueológico foi feito no lado colombiano do Orinoco".

Apesar de haver uma questão enigmática a respeito do surgimento das gravações, a equipe de pesquisa já possui um caminho sobre o qual trilhar em torno da criação da maior arte rupestre do mundo.

Em uma pesquisa divulgada na revista científica Antiquity em 4 de junho, Riris e os colombianos José Oliver e Natalia Lozada Mendieta apontaram que os desenhos são pré-colombianos. Portanto, foram feitos entre os anos 1000 e 1500 e serviram de fronteira ou delimitação para os povos indígenas que ali viviam.

"Os desenhos nas grandes rochas são espaçados de forma bastante regular, ocorrendo em alguns intervalos semelhantes seja subindo ou descendo o rio, e em particular os painéis monumentais com cobras são repetidos com um número relativamente limitado de motivos diferentes”, afirmou Riris.

"Acreditamos que estavam registrando algum aspecto da territorialidade ou da identidade social, ou ambos. Há um aspecto da territorialidade que é: 'Este é o nosso território'. É para excluir, como um sinal de alerta", disse o arqueólogo.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém para fazer parte dos nossos grupos

“Mas também, se você sabe o que a cobra significa ou se a cobra ou os motivos têm significado para você, então é um sinal de que você está entre amigos.”

Riris explicou que cobras gigantes aparecem em vários mitos indígenas da região norte da América do Sul e muitas vezes representam divindades criadoras.

“Quando o mundo foi criado e tudo era água, as cobras foram as primeiras a surgir. Ao viajarem pelos rios, elas também os criaram, metaforicamente falando”, explicou.

“Pelo formato das canoas e porque as canoas também navegam nos rios, as cobras às vezes são chamadas metaforicamente de canoas, por serem recipientes de pessoas, e também por terem uma associação com o aspecto reprodutivo feminino, porque as mulheres carregam uma pessoa durante a gravidez", acrescentou.

Os pesquisadores acreditam que no futuro serão encontrados mais locais monumentais de arte rupestre ao longo do Rio Orinoco e seus afluentes.

Com informações do site BBC News.