Gigante da publicidade, Washigton Olivetto morre aos 73 anos

Autor: Da Redação,
domingo, 13/10/2024
Washigton Olivetto estava internado no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro

Morreu neste domingo (13 , o publicitário Washigton Olivetto, aos 73 anos. Ele estava internado no hospital Copa Star, no Rio de Janeiro, após complicações em uma cirurgia no pulmão.

- LEIA MAIS: Morre Ary Toledo, ícone do humor brasileiro, aos 87 anos

Criador de comerciais memoráveis, como o primeiro sutiã de Valisère e cachorrinho da Cofap, Olivetto era um dos maiores nomes da propaganda brasileiro e um dos publicitários mais premiados de todos os tempos. Ele deixa três filhos: Homero e o gêmeos Antônia e Theo.

Olivetto nasceu em São Paulo, em 1951. Apesar de ter feito faculdade de publicidade na FAAP, não concluiu o curso. Iniciou sua carreira profissional em 1969, aos 18 anos.

Em 1974, já na agência DPZ, ganhou o primeiro prêmio Leão de Ouro brasileiro no Festival de Publicidade de Cannes, com o comercial 'Homem com mais de quarenta anos'.

Foi na DPZ, também, que Washington fez dupla com o diretor de arte Francesc Petit. Lá, criaram o icônico garoto-propaganda da Bombril, que acabou nas páginas do Guiness Book como o garoto-propaganda de maior tempo de permanência no ar.

Depois de deixar a DPZ, se associou à agência de publicidade suíça GGK. Em 1986, ao lado dos sócios Gabriel Zellmeister e Javier Llussá Ciuret, passaram a ter o controle total da empresa, que mudou de nome e virou W/Brasil, uma das agências de publicidade mais conhecidas do mundo.

Na W/Brasil, Olivetto foi responsável pela criação de vários comerciais icônicos, entre eles os filmes para a fabricante de sapatos Vulcabras, o cachorro da Cofap e o casal Unibanco, entre outros.

Os filmes Primeiro Sutiã (1987), para a Valisère, e Hitler (1988), para a Folha de S.Paulo, são os únicos comerciais brasileiros a constarem na lista mundial dos 100 maiores comerciais de todos os tempos.

Em maio de 2010 a W/ se uniu ao grupo McCann. No final de 2017, se mudou para Londres com a família e foi consultor criativo da McCann Europa, baseado na sede inglesa, até 2019.

O reconhecimento público de seu trabalho inspirou duas canções de Jorge Ben Jor: "Alô Alô W/Brasil" e "Engenho de Dentro".

Em 2015, foi escolhido como o primeiro não anglo-saxão da história a entrar para o "Creative Hall of Fame", do The One Club.