Nesta terça-feira (27), os funcionários da Caixa Econômica Federal entraram em uma greve de 24 horas. De acordo com o Sindicato dos Bancários, o protesto será contra ações do governo na gestão do banco estatal.
A paralisação foi deliberada em assembleia na base do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, entretanto, deve haver uma adesão nacional da greve, conforme a entidade.
Entre alguns dos motivos que desencadearam o protesto estão a abertura de capital da Caixa Seguridade (o sindicato não apoia a venda dessas ações), o pagamento integral a PLR Social (o sindicato diz que o benefício não foi pago corretamente), e maior proteção contra a Covid-19 nas agências, inclusive com a inclusão dos funcionários da linha de frente no grupo prioritário da vacina.
Além dos motivos já citados, o sindicato também pede a contratação dos aprovados no concurso de 2014.
"A mobilização dos empregados junto ao movimento sindical foi motivada por uma série de ataques, tanto contra instituição financeira, como aos direitos históricos dos trabalhadores", afirmou o dirigente sindical Dionísio Reis, diretor do Sindicato e empregado da Caixa.
A entidade sugeriu aos trabalhadores da Caixa que não compareçam às agências nesta terça. Para os que estão trabalhando em home office, a recomendação foi para que não fizessem login no sistema bancário.
Com informações; UOL.