Frente fria atinge o Rio Grande do Sul e traz novos temporais

Autor: Da Redação,
quarta-feira, 08/05/2024
As chuvas devem persistir até domingo

Uma nova frente fria deve chegar ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (08). Devido ao fenômeno, algumas cidades podem registrar até 100 milímetros de chuva. Além disso, pode haver uma queda brusca nas temperaturas e ventos de até 100 km/h. 

A informação foi divulgada pela empresa de serviço meteorológico Climatempo, que revelou que a frente fria é uma consequência de um ciclone extratropical formado próximo à costa da Argentina. 

Conforme a previsão, o sistema não irá passar pelo Rio Grande do Sul, mas favorece a intensidade dos ventos na região Sul do país e provoca chuva em todo o estado. 

Os dados apontam que o tempo instável deve persistir até o domingo (21). 

- LEIA MAIS: Apucaranenses no RS já trabalham nos resgates das vítimas; vídeo

O estado gaúcho enfrenta uma crise climática e, segundo a Climatempo, a situação pode piorar o cenário. Isso porque a chuva atingirá regiões já bem afetadas pelos alagamentos.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alertas de temporais e declínio de temperatura para o Rio Grande do Sul. 

Um dos avisos meteorológicos divulgados é classificado como de "grande perigo". Segundo o Inmet, a região que mais deve ser castigada pelas fortes chuvas é o extremo sul do estado. 

Nas regiões sob esse aviso, o volume de chuva pode superar os 100 milímetros por dia, com ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.

Estão incluídas no alerta:

Aceguá

Arroio Grande

Bagé

Candiota

Canguçu

Capão do Leão

Cerrito

Chuí

Herval

Hulha Negra

Jaguarão

Morro Redondo

Pedras Altas

Pedro Osório

Pelotas

Pinheiro Machado

Piratini

Rio Grande

Santa Vitória do Palmar

São José do Rio Norte

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres (Cemaden), órgão ligado ao governo federal e que faz a comunicação de risco para a Defesa Civil, informou que com a condição de chuva e os ventos, a situação deve permanecer de inundação e saturação do solo, deixando as bacias da região com níveis elevados.

Com isso, estão mantidos os alertas de risco hidrológicos, especialmente para a metade sul do estado.

Com informações do G1.