De acordo com comunicado divulgado pela Casa Branca, um objeto voador não identificado (OVNI) teria sido abatido no espaço aéreo norte-americano na última sexta-feira (10/1). Segundo o coordenador do Conselho de Segurança Nacional para Comunicações Estratégicas, John Kirby, o OVNI era “do tamanho de um carro pequeno” e sobrevoava uma área pouco povoada do Alasca. As informações são do Metrópoles em parceria com o portal BHAZ.
“O objeto estava voando a uma altitude de 40.000 pés e representava uma ameaça razoável à segurança de voo civil”, disse Kirby em uma coletiva de imprensa na Casa Branca.
- LEIA MAIS: Morador filma suposto ovni no céu do interior do PR e grava momento; relembre
Ainda segundo informações reveladas pelo governo estadunidense, os oficiais de inteligência notaram a presença do objeto na noite de quinta-feira (9/2). Kirby informou que um caça se aproximou do objeto e avaliou que não estava tripulado. Após identificação e abatimento do objeto, a informação foi repassada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
“Com muita cautela e por recomendação do Pentágono, o presidente Biden ordenou que os militares derrubassem o objeto, e eles o fizeram, e ele caiu em nossas águas territoriais”, explicou.
O coordenador ainda disse que o objeto era muito menor do que o balão espião supostamente chinês abatido perto da Carolina do Sul no último sábado. Ainda não se sabe o que o objeto fazia sobre o Alasca.
“A preocupação predominante do presidente [sobre o novo objeto] era uma questão de segurança de voo naquela altitude”, disse Kirby.
Veja imagens da coletiva:
BREAKING: U.S. fighter jets have taken out a "high-altitude object" that was over Alaska airspace within the last hour, NSC's John Kirby says. https://t.co/oyooKtAQuo pic.twitter.com/G6YBLX0GE2
— Dan Linden (@DanLinden) February 10, 2023