A dor do nervo ciático é conhecida como uma das mais comuns, intensas e desagradáveis dores de todas. Ela prejudica a produtividade das pessoas afetadas, alterando a sua rotina e trazendo efeitos negativos até mesmo para executar as atividades mais comuns do dia-a-dia.
A dor no nervo ciático afeta geralmente as costas, o glúteo e a perna de um dos lados do corpo, podendo ser acompanhada por outros sintomas como sensação de formigamento e queimação. O ciático é o maior nervo do corpo humano, formado por diversas raízes nervosas que se expandem nas regiões do final da coluna vertebral, dos glúteos, do posterior, da coxa e do joelho.
Por seu tamanho e abrangência, o nervo ciático sofre devido aos inúmeros movimentos realizados repetidamente durante as atividades do cotidiano. A estrutura corporal é afetada de algumas formas, principalmente a coluna vertebral, que pode desenvolver lesões locais ou irradiais, causando a famosa dor no ciático.
O que é o nervo ciático
O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, que é formado pela união dos nervos menores que saem do final da coluna vertebral. Este nervo tem um trajeto que passa pelos glúteos e parte de trás da coxa até o joelho, onde se divide para formar dois outros nervos que percorrem as pernas até aos pés.
Principais sintomas
- Dor no fundo das costas que se espalha até ao glúteo ou uma das pernas;
- Dor nas costas que piora ao sentar;
- Sensação de choques, formigamento ou queimação no glúteo, ou perna;
- Dificuldade para andar com uma das pernas;
- Sensação de que a perna está pesada.
Em caso de suspeita de dor no nervo ciático é importante consultar um ortopedista, que pode indicar exames, como a radiografia da coluna ou tomografia computadorizada, para identificar a causa e indicar o tratamento mais apropriado.
Causas da dor no nervo ciático
Apesar de não ser uma doença em si, a dor no nervo ciático (ou, simplesmente, ciática) é um problema que pode se relacionar a diversas doenças.
As causas mais comuns para inflamação ou dano no nervo ciático – ocasionando a dor – são tumor na coluna, estenose da coluna lombar, lesões, hérnia de disco, traumas, anomalias congênitas, diabetes mellitus, bico de papagaio, lombalgia, infecções pelo vírus da herpes e osteoartrite.
Tratamento da dor no ciático
O tratamento para nervo ciático dolorido ou inflamado pode ser feito com uso de remédios analgésicos, anti-inflamatórios em forma de comprimidos, pomadas, uso de bolsas de calor e fisioterapia com exercícios específicos. As opções são:
- Remédios
- Massagem/ terapia;
- Exercícios
- Fisioterapia/ exercícios terapêuticos;
- Alimentação
- Tratamento alternativo
- Cirurgia na coluna
Este último tópico fica reservado somente para os casos mais graves, quando há hérnia de disco que não melhora com todos os tratamentos acima citados. Nesse caso, o cirurgião pode decidir infiltrar a coluna, retirar a hérnia de disco vertebral, trocar o disco por uma prótese, ou até fundir uma vértebra na outra.
Como prevenir a dor no ciático
- Fazer regularmente alongamentos, que estiquem os músculos das pernas e a coluna;
- Evitar o sedentarismo e praticar regularmente atividades, como: caminhada, pilates ou hidroginástica, que fortalecem e alongam os músculos;
- Tentar manter a postura das costas correta mesmo quando sentado;
- Estar no peso ideal; manter o abdômen sempre forte para proteger a coluna; não fumar.