Um vídeo mostrando um besouro que lança um líquido capaz de derrubar outros insetos viralizou recentemente nas redes sociais. Comentários divertidos surgiram, como “E vem com mira e tudo? Fascinante” e “Provavelmente um inseto intolerante à lactose”.
O protagonista do vídeo é o besouro-bombardeiro, pertencente à família Carabidae, composta por pelo menos 500 espécies conhecidas. Este besouro predador, que caça ativamente suas presas desde a fase de larva, habita praticamente todos os continentes, com exceção da Antártida, preferindo áreas próximas ao solo, como serapilheiras – camadas de folhas e galhos acumulados.
No Brasil, diversas espécies desse besouro são encontradas e, na agricultura, podem ser aliadas no controle de pragas. “Como elas são predadoras de outros insetos, ajudam a controlar pragas agrícolas, como lagartas e outros insetos que servem de presa para esses besouros”, explica Cherre Bezerra da Silva, doutor em entomologia pela Esalq/USP.
O ciclo de vida do besouro-bombardeiro é completo, passando por estágios de ovo, larva, pupa e adulto, podendo viver até dois anos, dependendo do ambiente.
Defesa explosiva e curiosa
O que chama a atenção nesse inseto é seu mecanismo de defesa único. Para se proteger de predadores, o besouro libera uma substância cáustica, e não ácida como muitos acreditam, pelo final de seu abdome. A mistura é composta por hidroquinona e peróxido de hidrogênio – mais conhecido como água-oxigenada.
“A reação química exotérmica ocorre quando essas substâncias se encontram com enzimas catalisadoras presentes no abdome do besouro. Isso gera calor intenso e produz quinona”, detalha o entomologista. O processo é tão rápido que se completa em frações de milésimos de segundo, gerando pressão suficiente para expelir o líquido com força.
A substância expelida chega a quase 100ºC e pode ser direcionada para qualquer direção que o besouro desejar, sendo eficaz tanto para caça quanto para defesa.
Bombardier Beetles spray boiling acid (212 degrees f) as a defence mechanism against predators pic.twitter.com/ODcs28864f
— Nature is Amazing ☘️ (@AMAZlNGNATURE) March 25, 2025
Efeitos no ser humano
Apesar do poder impressionante desse líquido cáustico, ele não oferece perigo significativo para seres humanos. “O ‘pum mortal’ do besouro-bombardeiro pode causar irritação na pele, especialmente em pessoas alérgicas, mas não é fatal”, esclarece Silva.
O inseto só libera a substância quando se sente ameaçado, seja por um pássaro, sapo ou mesmo uma pessoa que o manuseie. Apesar de seu mecanismo de defesa poderoso, o besouro-bombardeiro não é considerado venenoso nem peçonhento.