Em razão das fortes chuvas e ventos que atingiram a região do município de Guarulhos, na Grande São Paulo, uma parte do telhado da Estação Aeroporto-Guarulhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) foi arrancada pelo vento na tarde de segunda-feira, 8. O acidente provocou alterações no funcionamento dos trens da Linha 13-Jade e do Expresso Aeroporto, mas sem interromper a prestação do serviço. "Enquanto o telhado não for refeito, os trens da Linha 13-Jade e do Expresso Aeroporto vão utilizar a mesma plataforma para embarque e desembarque de passageiros, sem afetar a circulação de trens ou cancelamento de viagens", afirma a CPTM. A ocorrência foi registrada por volta das 16 horas. Ninguém ficou ferido, de acordo com informações divulgadas pela companhia. Segundo a CPTM, ainda na madrugada desta terça-feira, 9, a equipe de manutenção trabalhou para retirar as telhas que estavam no rio e na avenida, além de realizar inspeção para garantir que não havia telhas soltas na estrutura. "O planejamento e o cronograma de obras para recomposição do telhado estão sendo definidos, bem como a contratação emergencial de empresa para executar os serviços", afirma a companhia.
Queda de fio energizado deixa uma pessoa morta em SPUm homem de 62 anos morreu e uma mulher de 60 ficou ferida após a queda de um fio energizado na tarde de terça-feira, em São Paulo. O caso aconteceu em Moema, zona sul da cidade. A capital sofreu efeitos do segundo dia seguido de temporal. A forte chuva causou alagamentos e quedas de árvores, ocorrências que foram acompanhadas pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. O Corpo de Bombeiros informou que foram registrados 186 chamados para quedas de árvores em São Paulo e na região metropolitana entre 0h e 18h20 desta terça. Entre 19h e 0h desta quarta-feira foram abertos outros 44 chamados para queda de árvores, de acordo com a corporação. Somente na capital paulista, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana afirma que foram registradas 18 ocorrências. Conforme a pasta, houve ainda havia, no fim da manhã desta quarta, um atendimento para risco de desabamento na zona norte e um destelhamento na zona leste.
SemáforosA Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou, às 7h desta quarta-feira, ao menos 19 cruzamentos apagados por falta de energia. Agentes da CET estão monitorando o trânsito nos principais cruzamentos. Além disso, 19 semáforos estão com outras falhas e, para estes, as equipes de manutenção já estão empenhadas na solução.
ZeladoriaA Secretaria Municipal das Subprefeituras acrescenta que conta com 800 equipes, incluindo engenharia e zeladoria, em prontidão e atuando de forma ininterrupta desde segunda-feira para amenizar os impactos das fortes chuvas que atingiram a cidade. Serviços de limpeza, desobstrução de vias, e remoção de galhos e árvores estão sendo realizados. "Vale ressaltar que 2.871 árvores aguardam o desligamento da rede elétrica para que as subprefeituras possam executar serviços de rotina de poda ou remoção, tanto de árvores quanto de galhos", afirma a pasta.
Falta de energia elétricaMoradores de diversas regiões da capital paulista voltaram a reclamar que permanecem sem energia elétrica ou com oscilações no fornecimento após o temporal que atingiu a cidade na tarde de terça-feira. Nesta quarta-feira, relatos nas redes sociais indicam para falta de luz em como bairros da Vila Mariana, Vila Clementino e Brooklin, na zona sul, e Tucuruvi, na zona norte. A Enel Distribuição São Paulo afirma que normalizou o fornecimento de energia para praticamente a totalidade dos clientes afetados pelas fortes chuvas com ventos de até 76 km/h que atingiram parte de sua área de concessão na tarde de segunda-feira. "Na terça-feira, fortes chuvas voltaram a atingir a região metropolitana, desta vez com ventos de até 96 Km/h em alguns pontos da cidade de São Paulo, agravando os impactos sobre a rede elétrica. A empresa restabeleceu o serviço para mais de 60% dos clientes afetados pelas novas chuvas de terça que impactam hoje cerca de 0,6% dos clientes da distribuidora", afirmou a companhia. De acordo com a Enel, mais de 800 equipes seguem trabalhando para restabelecer integralmente o fornecimento para todos. "Vale ressaltar que em muitos pontos as quedas de árvores destruíram trechos inteiros da rede e que o trabalho de reconstrução em cada uma dessas ocorrência é complexo e muitas vezes demorado, pois envolve a substituição de cabos e postes, entre outros equipamentos." Para comunicar falta de luz, o consumidor pode entrar em contato pelos seguintes canais digitais: - SMS para o número 27373 com a palavra LUZ, seguida pelo número da instalação sem espaços. Exemplo: LUZ012345678; - App Enel São Paulo; - WhatsApp Enel: (21) 99601-9608; Agência virtual do site.