A comunidade católica brasileira nos Estados Unidos vivenciou um momento marcante neste domingo (15). Uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, foi entronizada na Basílica da Imaculada Conceição, localizada em Washington, DC, a capital do país.
📰 LEIA MAIS: Paróquias de Apucarana promovem campanha de coleta de lixo eletrônico
A celebração eucarística foi presidida pelo cardeal Sean O'Malley, arcebispo emérito de Boston, e contou com a presença de figuras importantes da Igreja Católica. Entre os concelebrantes estavam dom Christophe Pierre, núncio apostólico nos Estados Unidos; dom Richard G. Henning, arcebispo de Boston; dom Cristiano Barbosa, bispo auxiliar de Boston; dom Luiz Fernando Lisboa, referencial da CNBB para a pastoral dos brasileiros no exterior, além de mais de 50 padres. A homilia foi proferida por dom Edgar da Cunha, bispo de Fall River, Massachusetts, e idealizador da entronização.
Dom Edgar, natural de Jacuípe (BA), explicou o significado desse projeto: “O Santuário Nacional de Washington é dedicado à Nossa Senhora da Conceição e já possui várias capelas com diferentes títulos e imagens de Nossa Senhora, representando países da América Latina e de todas as Américas. No entanto, faltava a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Então, começamos o projeto de colocar também a padroeira do Brasil naquele espaço”, detalhou o bispo.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi entronizada ao lado da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em um gesto que simboliza a união das devoções marianas e a representatividade da comunidade brasileira no cenário católico internacional.
Com informações: Vatican News